Loading...

Notícia

Publicado: 12/08/2014 20:28h

Brasil sedia pela primeira vez encontro internacional para debater ameaça de extinção das lontras

Brasil sedia pela primeira vez encontro internacional para debater ameaça de extinção das lontras

Instituto Ekko Brasil participará através do Projeto Lontra, patrocinado pela Petrobras.

Entre hoje e o dia 15 deste mês, acontecerá o XII Congresso Internacional sobre Lontras, durante o Fórum de Ciência e Cultura, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Urca. O evento, realizado pela primeira vez no Brasil, reunirá o grupo de especialistas em lontras da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês), para debater a redução da ameaça à extinção das 13 espécies de lontras existentes no mundo.

Durante o congresso, representantes de cada continente farão uma apresentação sobre as descobertas dos últimos três anos em cada região. Uma delas será feita pelo gerente de Projetos e Pesquisa do Instituto Ekko Brasil, Oldemar Carvalho Junior. Além de ser um dos principais apoiadores, o Instituto Ekko participa do evento através do Projeto Lontra, que conta com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Lontra-neotropical tem maior ocorrência no Brasil Além do Brasil, a lontra pode ser encontrada em outros 15 países. Solitária e com hábito principalmente noturno, sua sobrevivência está diretamente ligada à preservação e conservação da qualidade das águas e da preservação de corredores ecológicos, permitindo seu deslocamento de um ambiente para o outro.

Com atividades realizadas desde 1986, o Projeto Lontra tem como objetivo promover a conservação e desenvolver estudos científicos sobre a espécie lontra-neotropical, encontrada em toda a América Latina, sendo a maior ocorrência no Brasil. Inicialmente, suas ações eram voltadas para o estudo da população existente na região da Lagoa do Peri, sul da Ilha de Santa Catarina. Com o patrocínio da Petrobras, suas atividades abrangem recuperação, conservação e ampliação do conhecimento técnico de lontras e outros integrantes da família Mustelidae, como a ariranha e o furão, entre outros. O projeto também conta com um Centro de Visitação e Educação Ambiental, tendo algumas das estruturas mais avançadas da América Latina, e um laboratório de pesquisa para estudos ecológicos e comportamentais com a lontra em cativeiro e selvagem.

Em 2013, foi criada uma nova base de atividades de pesquisa para o levantamento do número de lontras e ariranhas, na cidade de Aquidauana, no Pantanal.  Na região, também são realizadas ações de mobilização social com as autoridades, parceiros e universidades locais, além de cursos de turismo de conservação e atividades de educação ambiental com as escolas e a população local, incluindo povos indígenas.

O Congresso Internacional sobre Lontras é realizado a cada três anos em sistema de alternância entre os continentes onde ocorre a espécie. As últimas três edições foram realizadas na América do Norte (Frostburg - EUA, 2004), Ásia (Hwacheon - Coréia do Sul, 2007) e na Europa (Pavia - Itália 2011).

Programa Petrobras Socioambiental Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras prevê investir R$ 1,5 bilhão até 2018, em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Serviço Evento: XII Congresso Internacional sobre Lontras Data: de 11 a 15/08 Horário: 9h às 20h Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Praia Vermelha - Av. Pasteur, 250 - 2º andar - Urca - Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: 3 Comunicação Inteligente

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras