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Publicado: 11/03/2021 14:43h

BR Distribuidora é destaque no The Sustainability Yearbook 2021 no setor de varejo

BR Distribuidora é destaque no The Sustainability Yearbook 2021 no setor de varejo
A BR Distribuidora foi incluída no Sustainability Yearbook 2021, elaborado pela S&P Global ESG, uma das principais fornecedoras de dados, pesquisas, benchmarks e análises financeiras do mundo. A companhia foi listada entre entre as companhias sustentáveis de maior desempenho no mundo no setor de varejo (Retailing).

O anuário Sustainability Yearbook reúne as instituições com as melhores práticas ESG (ambiental, social e de governança) do planeta. Mais de sete mil empresas foram avaliadas e somente 15% das que obtiveram a melhor pontuação em seu setor foram mencionadas na publicação. O relatório ESG? é referência para investidores internacionais no tema sustentabilidade .

Esse reconhecimento é fruto de uma gestão responsável desenvolvida nas diversas áreas da BR. O resultado reafirma a contínua busca da BR pela excelência no tratamento dos temas ambientais, sociais e de governança.

Histórico de sustentabilidade

Em dezembro de 2020, a BR Distribuidora foi selecionada para participar na Carteira 2021 do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na Bolsa de São Paulo (B3) sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Este é o segundo ano consecutivo que a BR é selecionada para compor a carteira do ISE.

O objetivo do ISE B3 é apoiar os investidores na tomada de decisão de investimentos socialmente responsáveis e induzir as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade empresarial, com base nas melhores práticas ESG, sigla em inglês para padrões ambientais, sociais e de governança, que ganha cada vez mais visibilidade no Brasil.

Com esse indicador, a BR mostra que está empenhada em manter um elevado nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e mudança do clima.

Uma jornada sustentável

O empenho da BR com as melhores práticas de sustentabilidade também foi reconhecido no mercado Europeu, com a inclusão no FTSE4Good, índice que avalia práticas ambientais, sociais e de governança corporativa criado pela FTSE - Financial Times Stock Exchange Russell, uma divisão da bolsa de valores de Londres.

Outra conquista importante para a nossa reputação no mercado foi a posição de 16º lugar entre 116 empresas multinacionais no ranking geral da indústria do varejo do Corporate Sustainability Assessment, do SAM Group, como eBay, H&M, Lojas Americanas e B2W. Essa avaliação é baseada na metodologia do DJSI, índice de sustentabilidade da Bolsa de New York.

Durante a pandemia de coronavírus, a BR se preocupou em alavancar iniciativas que pudessem minimizar os impactos socioeconômicos provocados pelo Covid-19 junto aos seus públicos de relacionamento, como o apoio aos revendedores para a sustentabilidade do negócio nos meses mais críticos da crise.

Além disso, a BR realizou ações voltadas aos caminhoneiros, como consultas médicas online, doação de álcool em gel, distribuição gratuita de refeições e bônus em diesel. Também doou combustível para a frota a serviço da Fiocruz e da Cruz Vermelha Brasileira e também para voos da Força Aérea Brasileira em missões humanitárias, em todo o Brasil.

Conscientização da cadeia produtiva

O relacionamento da BR Distribuidora com a sociedade é pautado pelo respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente, pela responsabilidade no engajamento com as comunidades nos locais onde atua e pela atenção à sustentabilidade do negócio, que inclui a transição para uma matriz energética de menor impacto socioambiental.

Em 2019, a BR avançou com iniciativas de redução das emissões de gases de efeito estufa, redução dos impactos socioambientais da sua infraestrutura, geração de impacto positivo na mobilidade das pessoas e ampliação do uso de energias renováveis.

Em 2019, a BR realizou, na sede no Rio de Janeiro, o primeiro Fórum de Sustentabilidade BR. Com o evento, a companhia buscou sensibilizar parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores sobre os mais diversos temas contidos no conceito de sustentabilidade, orientados pelos compromissos de Agenda de Sustentabilidade.

O desempenho ambiental da empresa é aprimorado buscando a redução do uso dos recursos naturais, a gestão de recursos hídricos, efluentes e água potável, a minimização da geração de resíduos sólidos e emissões atmosféricas, a prevenção de impactos à biodiversidade e o transporte ecoeficiente dos produtos.

A manutenção do compliance ambiental, com o monitoramento das licenças e demais autorizações legais referentes ao meio ambiente, também é uma prioridade da empresa.

Os parceiros são fundamentais ao negócio da BR. Para que eles possam constar no cadastro da companhia, as empresas fornecedoras precisam concordar com um Termo de Responsabilidade Social, que contempla temas relacionados a práticas trabalhistas e direitos humanos, tais como proibição de trabalho infantil e de trabalho forçado (análogo à escravidão ou em condições degradantes), liberdade de associação e negociação coletiva e coibição de discriminação de gênero, raça, religião ou orientação sexual.

Esses fornecedores também precisam seguir o Código de Ética, o Guia de Conduta e a Política de Responsabilidade Social da BR, todos temas importantes na política de responsabilidade social da companhia.

Ela inclui o compromisso de identificar e tratar os riscos sociais envolvidos nas atividades da empresa, a integração de questões socioambientais na gestão e na estratégia, o desenvolvimento de programas e projetos de cunho social e ambiental e a prontidão para atuar em potenciais emergências ou crises junto às comunidades.

Não à toa, em 2019 a BR foi premiada com o AMPRO Globes pela Campanha de Equidade de Gênero, com o Melhor Projeto de Responsabilidade Social/Educacional, promovendo a conscientização sobre micromachismo em ambiente corporativo. A campanha foi aprovada por 80% dos colaboradores da BR.

Diálogo com populações do entorno das atividades

A BR busca também manter um diálogo transparente com as populações que vivem no entorno de suas operações, com ênfase nas comunidades próximas à sede no Rio de Janeiro e à fábrica de lubrificantes, no município de Duque de Caxias (RJ).

A companhia realiza ações em parceria com escolas, associações comunitárias e organizações locais dos setores público e privado. Além disso, mantém um canal de diálogo aberto com as comunidades por meio do SAC e da Ouvidoria que também recebem manifestações desses públicos.

Fonte: InPress Porter Novelli
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