Loading...

Notícia

Publicado: 04/02/2021 19:27h

BR anuncia fechamento da operação de Aquisição da Targus

BR anuncia fechamento da operação de Aquisição da Targus
A BR Distribuidora inicia uma nova fase em busca da diversificação da oferta de produtos com o fechamento da aquisição do Grupo Targus Energia. Com a conclusão da operação, a empresa anuncia sua entrada definitiva em um novo segmento: a comercialização de energia elétrica.

A BR tornou-se sócia majoritária do Grupo Targus Energia e, após a conclusão de todos os aportes previstos para até 31 de dezembro 2021, será detentora de 70% do seu capital social.

Além do fechamento do negócio, a BR também celebrou acordo de acionistas com os atuais sócios do Grupo Targus Energia, que vigorará por 15 anos, e que prevê, entre outros direitos e obrigações, opções de compra para aquisição dos 30% da participação societária remanescente.

Desta forma, a BR passa a poder ofertar um produto adicional dentro do seu portfólio, seguindo a visão de oferecer a energia que a sociedade demandar, da forma e no momento que ela demandar. Além do mix com que já trabalha, a BR oferecerá produtos e serviços relacionados ao mercado livre de energia ("ACL"), produtos de geração distribuída e, também, soluções ligadas ao futuro mercado livre de gás.

Esse amplo leque de produtos e serviços terá escala nacional e permitirá o atendimento de todos os tipos de consumidores, dos que gastam dezenas ou centenas de milhares de reais por mês com energia, que terão acesso ao Mercado Livre de Energia, aos que gastam apenas algumas centenas de reais, que poderão ser atendidos por meio de geração distribuída.

A ampla diversidade de produtos dentro do portfólio buscará atender ao objetivo de otimizar o gasto de energia e oferecer a solução mais adequada, de acordo com a necessidade do cliente, com um atendimento transparente e de alta qualidade.

A novidade atende as áreas de B2B e de rede de postos da companhia. Será possível ofertar os novos produtos para aproximadamente 14 mil grandes clientes da BR dos mais variados segmentos, assim como todos os quase 8 mil postos da rede da companhia.

Soluções em Energia
Conhecido por ser um dos mercados mais complexos e dinâmicos da economia brasileira, o setor elétrico, por sua conotação estrutural e necessidade dinâmica, tem frequentemente se adaptado para oferecer melhores condições de oferta e distribuição.

Corporações que buscam no mercado livre de energia uma oportunidade para se planejar melhor, encontram nos serviços oferecidos pela BR e Targus Energia maneiras eficazes de prever custos, otimizar a gestão da contratação e adotar novas tecnologias que rentabilizem suas operações.

A nova comercializadora de energia possui uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. Atua com foco na prestação de serviços especializados, a partir de um modelo de negócio pautado na independência comercial. Só assim é possível gerir a contratação e a comercialização de energia com transparência e eficiência.

Todo o portfólio será oferecido com a credibilidade e segurança proporcionada por uma empresa com a história e relevância que a BR possui, aspectos que são de suma importância no contexto do mercado de energia elétrica brasileiro.

Produtos e Serviços no ACL
A BR, via Targus, oferecerá suporte integral em todas as etapas para a migração para o mercado livre, desde a adequação do sistema de medição até adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE.

Além do processo de migração, os clientes também contarão com assessoria após o início das suas operações no ACL. Garantindo previsões de cenários orçamentários e simulações de acordo com as premissas do próprio cliente, a comercializadora fará a gestão de consumidores e geradores no mercado livre. Também será oferecida assessoria regulatória, gerenciamento da eficiência energética e proposta de ações de sustentabilidade.

A BR também atuará como fornecedora de energia de seus clientes, sempre buscando customizar as características para se adequar ao perfil de consumo de cada um, que poderão inclusive contar com uma economia garantida pela BR.

Além dos produtos tradicionais, a BR vai possibilitar ao cliente ser um consumidor varejista. Esse consumidor possui um cadastro simplificado dentro da CCEE, com todas as obrigações operacionais sendo de responsabilidade da própria BR. Este modelo é uma alternativa para os clientes que desejam acessar os benefícios do ACL, mas com uma contratação mais simplificada.

Produtos e Serviços de Geração Distribuída
A BR oferecerá aos clientes com um menor consumo de energia, principalmente àqueles conectados em baixa tensão, a possibilidade de ter acesso direto a energia de fontes renováveis, principalmente solar e pequenas centrais hidrelétricas.

A energia gerada pelas usinas é injetada diretamente na rede de distribuição e é transformada em créditos de energia, que serão utilizados para abater o consumo da fatura da distribuidora local. Os clientes não têm necessidade de realizar nenhum investimento, bastando aderir ao consórcio relacionado à usina para receber os créditos.

Dessa forma, o modelo oferecido pela BR garantirá aos consumidores, além de economia em relação à sua fatura de energia original, acesso a uma fonte sustentável de energia, sem a necessidade de realizar nenhuma obra, seguindo recebendo a energia através da mesma rede de distribuição que já os atende.

Entenda o Mercado Livre de Energia
Grandes indústrias, centros comerciais, hospitais, shoppings centers, entre outros, por consumirem uma quantidade grande de energia, podem recorrer ao mercado livre, ou ACL, e se beneficiar da possibilidade de definir sua própria estratégia de compra e venda de energia, sem depender da sua distribuidora local.

Com uma baixa necessidade de investimento para acessar o Mercado Livre, este segmento traz diversos benefícios aos seus consumidores, incluindo o acesso a uma energia renovável, redução nos gastos com energia elétrica e a capacidade de customização nos contratos com fornecedores. Outra vantagem é a previsibilidade: os preços de energia podem ser fixados para o longo prazo e, portanto, os usuários ficam menos expostos às oscilações.

O mercado livre de energia atingiu recentemente patamares históricos, já representando mais de 30% do consumo de energia elétrica do país, com mais de 10 mil agentes registrados e cerca de 300 comercializadoras de energia. Além disso, agentes regulatórios têm discutido novas regras que tendem a reduzir o consumo mínimo necessário para acesso, representando uma excelente oportunidade para outros segmentos.

Na atual regulamentação, apenas consumidores que possuem uma demanda contratada mínima de 500 kW podem participar desse mercado, o que se traduz em uma fatura mensal de energia de aproximadamente R? 40 mil . Com as novas regulações, isso pode mudar, atraindo cada vez mais interessados em garantir o melhor negócio.

Breve histórico da Targus
Fundada em 2017, a Targus Energia possui cerca de 200 unidades consumidoras em sua carteira, tendo negociado 3,9 mil gigawatts-hora (GWh) em 2019, obtendo um faturamento próximo de R? 900 milhões.

A empresa iniciou sua operação com atividades de compra e venda de energia no ambiente de contratação livre e tem expandido para os segmentos de geração distribuída e gestão energética de consumidores e geradores no ACL.

Fonte: Assessoria de Imprensa BR Distribuidora
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras