Loading...

Notícia

Publicado: 18/05/2022 14:06h

Gerdau reconhece fornecedores por práticas em diversidade e inclusão

Gerdau reconhece fornecedores por práticas em diversidade e inclusão

Programa Inspire Gerdau aponta o trabalho de 18 empresas de sua cadeia de fornecedores que se destacam por consolidar iniciativas diversas e inclusivas 

Em abril, o Programa Inspire Gerdau reconheceu 18 parceiros de sua cadeia de fornecedores que mais se destacaram em avanços em sua demografia, com o aumento do percentual de mulheres, negros e pessoas com deficiência em seus quadros de colaboradores e colaboradoras, e com boas práticas ligadas ao tema. O evento online foi conduzido pela Andrea Schwartz, CEO da igual Diversidade e Inclusão, e contou com a presença do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, Flavia Souza, Diretora Global de Suprimentos da Gerdau, CEOs, líderes de RH e profissionais ligados à gestão da diversidade e inclusão das empresas participantes do Programa.

Criado no final de 2020, o Programa Inspire Gerdau tem como objetivo mobilizar e incentivar a cadeia de fornecedores da Gerdau a consolidar as melhores práticas em diversidade e inclusão.  No início de 2022, chegamos ao número de 203 empresas fornecedoras micro e de grande porte que aderiram ao pacto. A intenção é continuar trabalhando para ser uma produtora de aço cada vez mais inclusiva e diversa, além de engajar todo o ecossistema em que está presente.

“É papel das lideranças e das organizações liderar grupos de engajamento e discussão sobre diversidade e inclusão, promovendo a construção de ambientes de trabalho e de negócio com oportunidades iguais para todos e todas,” afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO) da Gerdau.

As empresas participantes do projeto firmaram um pacto com 8 compromissos para a promoção de diversidade e desenvolvimento de um ambiente inclusivo.  “No início do programa, foi medido o estágio em que se encontravam os fornecedores participantes para cada um dos compromissos. Um ano depois, repetimos a mensuração por meio de um censo para avaliar o avanço realizado em 2021, pois já prevíamos que seria possível render frutos. Agora, reconhecemos as 18 empresas que apresentaram as evoluções mais significativas no tema de diversidade e inclusão”, afirma Carla Fabiana Daniel, líder global de diversidade e inclusão na Gerdau.

Como resultado do programa, a Gerdau observa um avanço significativo no quadro de profissionais negros (negros e pardos) nas empresas respondentes dos censos de 2021 e 2022, de 38% para 45%, respectivamente, enquanto a participação de profissionais negros em posição de liderança subiu para 26% de 23%. Além disso, registrou-se um aumento de 16% das empresas classificadas no estágio 3 na mesma comparação, o que demonstra uma evolução na maturidade dos fornecedores no que se refere à implementação de políticas e procedimentos e na definição de métricas para mensuração do impacto das ações de Diversidade e Inclusão na geração dede valor para o negócio

A CTG Brasil, fornecedora de energia da Gerdau, está entre as empresas que receberam o reconhecimento este ano. Para a empresa, uma das líderes em geração de energia limpa no país, o sistema de gestão e a capacitação que receberam foram fundamentais para acelerar a estruturação de um programa interno sobre o tema. “O Inspire nos apresentou um modelo estruturado de gestão de Diversidade e Inclusão que nos permite acompanhar o avanço desse tema na empresa ao longo do tempo. Sem dúvida isso acelerou ainda mais a agenda aqui na empresa”, explica Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade na CTG Brasil. 

Em 2021, de acordo com a mensuração de maturidade proposta pela metodologia do programa, a CTG Brasil evoluiu 13% em suas ações de Diversidade e Inclusão em relação à primeira avaliação feita no ano anterior, avançando um estágio de qualificação. Neste ano, a CTG Brasil incluiu Diversidade e Inclusão entre os temas prioritários em sua estratégia ESG.

Ao promover a diversidade e a inclusão tanto internamente quanto em sua cadeia de fornecedores, a Gerdau contribui para a realização do 10º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – reduzir as desigualdades, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, situação econômica ou outra condição – e para o alcance do 5º ODS, que estabelece metas para a igualdade de gênero até́ 2030. Com esse objetivo, a Gerdau ambiciona ser uma das organizações mais inclusivas do segmento industrial e refletir, no conjunto de seus colaboradores, toda a diversidade da sociedade.

“É fundamental que nossos fornecedores e fornecedoras enxerguem que diversidade e inclusão é parte essencial do nosso propósito e cultura. E, quando em parceria com nossa cadeia de fornecedores firmamos um pacto e construímos uma jornada de aprendizados e trocas de experiências neste tema, somos capazes de criar um grande movimento de transformação coletiva, gerando um legado positivo no mundo através das nossas empresas”, afirma Flávia Souza, diretora global de suprimentos da Gerdau.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Gerdau
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras