Loading...

Notícia

Publicado: 28/12/2018 23:25h

XVII Feinartg começa no dia 30 dezembro, em Guarapari, com novidades

XVII Feinartg começa no dia 30 dezembro, em Guarapari, com novidades

A tradicional Feira Interestadual de Negócios e Artesanato de Guarapari (Feinartg) entra na 17ª edição e traz novidades para os visitantes neste ano. A Feira que sempre foi realizada na área em frente ao Radium Hotel, na praia da Areia Preta e neste ano acontecerá na área do Siribeira Iate Clube, que também fica de frente para a praia da Areia Preta, no Centro da cidade. “Resolvemos realizar o evento no Siribeira para que os nossos visitantes tivessem mais conforto e segurança”. disse Graça Reis, presidente da Federação das Associações de Artesanato do ES e da Confederação Brasileira de Artesanato.
 
Outra novidade deste ano é que a Feira oferece um espaço cultural para artistas locais se apresentarem. “Os interessados devem procurar a organização da Feira para agendar a sua apresentação”, informou Jô da Cunha, presidente da Apromag.
 
A Feinartg é uma realização da Associação dos Produtores Manuais e Artesanal de Guarapari (Apromag) e conta com o apoio do Governo do Estado do Espirito Santo, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), da Prefeitura Municipal de Guarapari, da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau.
 
Graça fala sobre a importância do evento. “A Feinartg é um evento muito importante para Guarapari, pois traz a representação da cultura e do turismo através do artesanato”, disse Graça.
 
O objetivo da Feira é resgatar a cultura do artesanato capixaba, além de contribuir para a economia local trazendo produtos comercializados, música, danças típicas e oficinas de artesanato para a comunidade, bem como, turistas que visitam a cidade-saúde no verão.
 
“Escolhemos o Siribeira para instalar a Feira deste ano, pois é um clube conhecido da região que já recebeu famosos como Elza Soares, Garrincha e José Sarney e completou 71 anos de tradição, o espaço, localizado entre as praias de Areia Preta e das Castanheiras, está mais amplo e traz mais conforto para que as pessoas possam circular, conhecer o artesanato, gastronomia e atrações ao longo da Feira”, finaliza Graça.
 
“Guarapari é um dos destinos mais procurados do Brasil durante o Verão. A cidade recebe turistas de várias regiões do país em busca de atrativos diferenciados e a Feira é mais uma opção para o turismo e para os moradores da região”, diz Jô Santos Cunha, presidente da Apromag.
 
Para o subsecretário de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Ary Barros, a Feinartg faz parte do calendário anual da cidade. “A Feira de Guarapari é uma das principais feiras e eventos que nós realizamos. Ela tem uma conotação especial por atrair um público de fora. A realização da Feira no Siribeira foi uma boa ideia. Será um espaço maior para os artesãos expor os produtos deles e, a Secretaria vai estimular a comercialização desses produtos que é a principal ação da Secretaria. Hoje, são mais de 16 mil artesãos no Estado. É um trabalho que o Estado tem feito para garantir geração de renda e emprego para muitas pessoas”, acredita.
 
Para a gerente de Artesanato Capixaba e Microcrédito do Governo do Estado, Fernanda Vescovi, o Siribeira é um excelente local pela estrutura e referência histórica e cultural do município. “Nós este ano colocamos um pouco mais de verba, justamente para locar o clube, para dar o suporte necessário. E tudo foi muito perfeito, muito bem orquestrado e bem trabalhado. Hoje cheguei aqui e tive uma agradável surpresa: os stands estão muito bem montados, a segurança e o conforto ao turista está tudo muito perfeito. E, neste ano, nós vamos trazer mais artesãos”, afirma.
 
A abertura da Feira vai contar com a apresentação de congo com Mestre Domingos que é artesão e estará também como expositor da feira. Ele faz a casaca tradicional, instrumento do congo, patrimônio imaterial do Espírito Santo, além do bumbo e cuíca ronco de onça.  Natural de Serra, Mestre Domingos ministra oficinas para ensinar a fazer os instrumentos e a tocá-los. No início de dezembro, esteve em Minas Gerais, como um dos homenageados na ala dos Mestres da Arte e do Artesanato, da 29° Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte.
 
Entre os expositores também está a designer Mikka Wentz que produziu 10 mil flores de papel para cenas da novela ‘A Força do Querer’: andor de Nossa Senhora de Nazaré e o buquê do casamento da Ritinha, vivida pela atriz Isis Valverde. Ela conta que foram 4 meses de produção. Mikka produz flores a partir da fibra de gengibre, de bananeira, casca de café, entre outros. São dálias, margaridas, violetas, dente-de-leão e muitas outras feitas pelas mãos habilidosas da artesã.
 
A coordenadora da Feinartg, Marilda Almeida, destaca que trabalhos em conchas do mar, escama de peixe e madeira também serão encontrados na Feira. “São artesanatos com materiais muito diversificados que representam a arte e a cultura do Espírito Santo”, disse Marilda.
 
A XVII Feinartg é gratuita e funcionará das 17h às 23h, todos os dias da semana, de 30 de dezembro a 27 de janeiro. 
 
Participe
 
A Feira vai ter oportunidade para artistas que queiram fazer apresentação cultural de forma gratuita.
 
Mais informações:
apromagartesanato@yahoo.com.br/ feinartg.es@gmail.com / adrianiserpa@gmail.com - 27 99251.4423
Coordenação: mgreiscosta@hotmail.com - 27 99979.8292. 
 
Feinartg
 
A história da Feinartg iniciou-se em 2001 a partir de um congresso com a participação de mais 2000 artesãos motivados pelas associações de artesãos do Estado do Espírito Santo ao qual se promoveu a primeira Mostra de Artesanato Capixaba. O evento ocorreu no SESC Guarapari em Outubro de 2001 sendo que a exposição foi realizada na tradicional Praça Ciriaco Ramalhete no Centro, anexa ao Radium Hotel, patrimônio histórico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura - CEC, com a participação de 150 expositores.
 
Feinartg
Data: 30 de dezembro a 27 de janeiro
Local: Siribeira Iate Clube
Horário: 17 às 23 horas
Entrada gratuita


Fonte: Espaço Ócio Criativo
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras