Loading...

Notícia

Publicado: 19/06/2017 10:25h

Violência contra a pessoa idosa será abordada em seminário no Hospital Metropolitano

Violência contra a pessoa idosa será abordada em seminário no Hospital Metropolitano

Evento, aberto ao público, vai ser realizado nesta quarta-feira (21)

No dia a dia, você seria capaz de identificar sinais de que um idoso está correndo risco de sofrer uma queda que pode limitar a sua independência? Ou, então, de que ele está sofrendo algum tipo de agressão? Se a sua resposta for “não”, está na hora de conhecer, pois estamos falando de cenários catastróficos na vida de quem passou dos 60 anos.

Capacitar familiares, cuidadores e profissionais da saúde para reconhecerem situações de perigo como essas será um dos principais objetivos do seminário “Quedas e violência contra a pessoa idosa: o que sabemos?”, promovido nesta quarta-feira (21), no Hospital Metropolitano, na Serra. 

Segundo a coordenadora da Unidade Geriátrica da instituição, Lívia Terezinha Devens, os participantes também aprenderão estratégias de prevenção. O evento celebra duas importantes datas: o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho) e o Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos, comemorado no próximo dia 24.

Sinais da crueldade

Reclusão, medo de falar, manchas roxas pelo corpo, emagrecimento, desidratação, quedas constantes e sonolência são algumas das características que a pessoa idosa que está sofrendo alguma agressão pode apresentar. 

“Há situações em que o filho grita com o pai já de idade, o neto furta o dinheiro do avô ou o cuidador é omisso e truculento, levando o indivíduo a esse quadro”, exemplifica a médica. 

De acordo com dados do Disque 100, canal que recebe as denúncias de violação de diretos da população, mais de 32 mil idosos sofreram algum tipo de violência no Brasil, em 2016. A maioria, mais de 70%, foram relativas à negligência. Mas existem ainda as de configurações psicológica e física e os abusos financeiro e patrimonial. 

Queda à vista

As quedas respondem por 40% de todas as mortes de quem tem mais de 60 anos relacionadas a ferimentos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, de acordo Lívia Terezinha Devens, é importante que a família e o cuidador estejam alertas a mudanças de comportamento, como diminuição das atividades realizadas fora de casa, entre elas ir à igreja ou ao mercado, com medo de cair. 

A médica destaca ainda que, muitas vezes, o indivíduo usa calçados inadequados; consome remédios impróprios, sem orientação médica; possui algum grau de dificuldade visual, causada por catarata ou outra doença ou vive em ambientes que propiciam uma queda grave no futuro.

“Quando mora sozinho e está sofrendo declínio de memória, com dificuldades de lembrar a hora de se alimentar e de se medicar, por exemplo, é possível a ocorrência de acidentes, devido a queda do nível de açúcar no sangue, o excesso de remédios, ou sua falta, além de desidratação”, explica Lívia Terezinha Devens.

O seminário

Aberto à comunidade e com entrada franca, o seminário “Quedas e violência contra a pessoa idosa: o que sabemos?” é uma alerta para familiares e cuidadores e também para profissionais da área da saúde. Ele será dirigido pela equipe multidisciplinar da Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano e terá a participação da podóloga Dalila Silva Dias, como convidada. A especialista vai dar dicas de cuidados com os pés, que sofrem deformações no processo de envelhecimento e, por isso, também se tornam motivos de quedas. 

O evento começa às 10 horas e segue até as 12 horas, no Espaço Metropolitano de Eventos, localizado na torre anexa ao Hospital. Quem quiser participar deve se inscrever no telefone 2104-7089. 

Serviço
Seminário “Quedas e violência contra a pessoa idosa: o que sabemos?”

Data: 21/6/2017 – das 10h às 12h
Local: Espaço Metropolitano de Eventos (EME)
Endereço: Av. Eldes Scherrer Souza, 488 - Laranjeiras, Serra - primeiro andar do Edifício Metropolitano Tower, prédio anexo ao Hospital Metropolitano.
Inscrições: (27) 2104-7089


Fonte: Vera Caser Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras