Loading...

Notícia

Publicado: 14/03/2017 00:00h

Tendências da Mineração 2017

Tendências da Mineração 2017
10 questões que vão impactar a indústria da mineração neste ano

A edição de 2017 indica como as empresas de mineração ao redor do mundo podem ser bem-sucedidas ao compreender e reagir aos dez desafios levantados na pesquisa.

Pela primeira vez em anos, há um clima de otimismo cauteloso na indústria de mineração, com preços de commodities em alta, pequeno crescimento em diferentes mercados e a maioria das mineradoras conseguindo melhorar a situação dos custos em relação a um passado recente. No entanto, a indústria ainda se encontra em um momento crucial para enfrentar desafios relacionados a ameaças em segurança cibernética, à disrupção tecnológica e a questões ambientais. Desta forma, mineradoras precisam fazer escolhas fundamentais sobre onde investir e como se posicionar nos próximos anos.

As mineradoras que estão dispostas a abraçarem a disrupção tecnológica e a repensarem suas estratégias, por meio de lideranças fortes, maior colaboração e projeção de visão a longo prazo, estão no caminho certo para impulsionar a indústria e obter sucesso.
Eduardo Raffaini, sócio-líder do setor de Mineração da Deloitte Brasil
 
Os desafios da indústria
Além de temas bem conhecidos pela indústria, o relatório explora assuntos que os líderes da área de mineração devem levar em conta para estarem preparados para um futuro incerto.
 
1- Destravar a produtividade pela inovação
Nos últimos anos, o setor tem investido em inovações tecnológicas como adoção de caminhões autônomos, implantação de sensores e análises avançadas para reduzir custos, agilizar a manutenção de equipamentos e prevenir incidentes.

2- Melhorar o valor das companhias para os acionistas
O aprimoramento de carteiras, o fortalecimento dos processos de fusões e aquisições, a manutenção do foco no controle e redução de custos e a realização de investimentos de longo prazo são fundamentais para melhorar o desempenho nesse quesito.

3- Operar em um ecossistema
A adoção de novas formas de colaboração, incluindo transformar os fornecedores em parceiros, colaborar com os concorrentes em alguns casos e construir parcerias ampliadas, pode ajudar as empresas a atingir esse objetivo.

4- Participar da revolução digital 
Para prosperar no futuro, as empresas devem incorporar o pensamento digital, processos e estruturas tecnológicas em toda a organização.

5- Mapear cenários relacionados a ameaças cibernéticas 
As empresas de mineração estão sujeitas a uma ampla gama de risco e, diante de um cenário de ameaças em constante evolução, os gestores devem fortalecer seus programas de segurança cibernética.

6- Traçar perspectivas compartilhadas entre o setor e os governos
Empresas e governos poderiam se beneficiar ao construir um entendimento de meio termo para a elaboração de normas, regulamentações e leis, que permita alinhar os interesses e reforce a cooperação entre todas as partes.

7- Reconquistar a “licença social” para operar
Ao reduzir sua pegada ambiental, as empresas podem fomentar a confiança necessária nas comunidades para recuperar sua “licença social” (permissão informal concedida pelos diversos agentes da sociedade envolvidos ou afetados pela operação de uma atividade de alto impacto, como a mineração) para operar.

8- Dar suporte às prioridades estratégicas 
As empresas que tomaram medidas para fortalecer seus balanços na última rodada de redução de custos estão agora avaliando como realinhar seus modelos operacionais para cumprir seus objetivos estratégicos e garantir a sustentabilidade de suas novas posições.

9- Dar apoio para a formação de equipes profissionais saudáveis e inclusivas 
As empresas precisam reconhecer que a produtividade vai além da pura redução de custos e da racionalização de processos: saúde mental, bem-estar e diversidade também devem ser fatores considerados e valorizados na gestão das equipes profissionais.

10- Adotar uma abordagem integrada dos relatórios 
Ao padronizar a informação - considerando relatórios redundantes e sobrepostos - e a revisão dos sistemas de TI para garantir uma mensuração consistente dos dados e capacidades publicitárias, as empresas podem dar um passo à frente em relação ao ambiente de suas demonstrações de atividades e resultados.

Para garantir ganhos de eficiência, as empresas também devem estimular a adoção e o desenvolvimento de uma cultura de inovação para aproveitar ‘insights’ que vão além da própria área da mineração, especialmente valorizando experiências de outras indústrias, como a automotiva ou a farmacêutica, por exemplo.
André Joffily, sócio de Consultoria para o setor de Mineração da Deloitte Brasil

Foto: 
Andre Joffily

Fonte: Deloitte
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras