Loading...

Notícia

Publicado: 28/04/2017 19:25h

Simpósio internacional da VDI-Brasil debate avanços das soluções Smart e seus impactos na indústria

Simpósio internacional da VDI-Brasil debate avanços das soluções Smart e seus impactos na indústria

No Brasil, espera-se que, até 2020, o número de companhias que investe mais de 8% da sua receita em soluções Smart cresça até 11%

Durante o 10 de maio acontecerá a 7ª edição do Simpósio Internacional de Excelência em Produção em São Paulo, organizado pela VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) que tem como tema: “Soluções Smart para a Indústria”.

Composto por palestrantes e executivos de grandes empresas nacionais e internacionais, o evento tem como propósito discutir a aplicação de soluções Smart em grandes indústrias, além de difundir inovações tecnológicas entre PMEs, que têm maior dificuldade em adotar novas práticas em suas linhas produtivas.

Uma pesquisa feita pela CNI em 2016, sugere que, ao menos em parte, a baixa adesão às soluções Smart por PMEs se deve à falta de conhecimento sobre o assunto. Uma lista com dez opções de tecnologias digitais foi apresentada a executivos de empresas de pequeno e médio porte, e 57% dos entrevistados não conseguiram identificar qual teria o maior potencial para impulsionar a competitividade da indústria. Apenas 25% das empresas utilizam pelo menos uma das dez tecnologias citadas pela pesquisa. Entre as grandes, o percentual cresce para 63%.

Para o fundador da Peerdustry, plataforma de economia compartilhada para máquinas industriais, Bruno Gellert, essa baixa adesão das PMEs acontece por acharem que as tecnologias ainda não são parte da realidade delas.

“Fazemos um trabalho grande para mostrar que as soluções Smart estão mais próximas do que essas empresas imaginam. Queremos levar nossa solução para as PMEs, que hoje já representam 95% das indústrias no Brasil, e isso exige que essas empresas comecem a se abrir mais para novas propostas e inovações. As empresas de porte grande já estão conectadas no movimento mundial de inovação, já conhecem tudo”, explica Gellert.

Estas serão algumas das pautas debatidas durante o painel "Oportunidades para pequenas e médias empresas - no âmbito da manufatura inteligente” em que participarão, além do fundador da Peerdustry, Bruno Gellert, o diretor Industrial da Sabó, Ricardo Teixeira Avila e o presidente do IQA e gerente sênior de gerenciamento de fornecedores da Mercedes-Benz. Hans-Jürgen Klose, sócio da Conmoto Consulting Group, conduzirá o painel.

Já o painel "Soluções Smart para Competitividade" contará com apresentação de cases de grandes empresas como Robert Bosch, Siemens e Atlas Copco Brasil. O debate será moderado por Mauricio Muramoto, vice-presidente da VDI-Brasil.

Tendências Smart e os desafios de inovar

As soluções Smart estão avançando cada vez mais no Brasil e no mundo. Até 2020, a previsão é que empresas líderes do setor industrial mundial invistam pelo menos 5% da receita anual na digitalização de funções essenciais de suas empresas. Isso representaria um total de US$ 907 bilhões.

Para falar desse avanço e das novas tendências, o simpósio também conta com três palestras de keynotes renomados. A primeira será apresentada pelo Prof. Dr.-Ing Eckart Uhlmann, diretor do conceituado Instituto Fraunhofer IPK de Berlim, que trará um panorama das últimas tendências tecnológicas mundo afora. O segundo keynote, Rainer Brehm, vice-presidente Sênior da Divisão Process Industries and Drives da Siemens, destacará como um “Masterplan para digitalização” pode tornar essas tecnologias de ponta operacionais para empresas no Brasil.

Por fim, o keynote de encerramento, Flávio Pimentel, diretor de Internet das Coisas da CI&T, abordará, através da sua palestra “Novos desafios para empresas digitais”, a dimensão estratégica da digitalização industrial que pode vir a questionar muitos modelos de negócio tradicionais.

O encontro é resultado de uma parceria entre a VDI-Brasil, a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos) e a SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) e concentra executivos de alto nível além de atrair um público formado por engenheiros, empresários, presidentes e diretores de grandes empresas, representantes de entidades de classe, políticos, acadêmicos, imprensa e demais interessados na Engenharia, abrangendo cerca de 150 pessoas.

Serviço 
Simpósio Internacional de Excelência em Produção, Edição São Paulo

Data: 10 de Maio de 2017, das 10:00 às 17:30
Cidade: São Paulo - SP
Local: Expomafe - São Paulo Expo Exhibitions & Convention Center - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda - CEP: 04329-100

Sobre a VDI-Brasil
Fundada no ano de 1956, em São Paulo, e atualmente presidida pelo engenheiro Wilson Bricio, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) tem como missão apoiar a cooperação tecnológica entre os dois países. A Associação atua como centro de esclarecimento e transferência tecnológica, por meio de uma série de projetos de colaboração, informativos, eventos, simpósios e cursos. A VDI é reconhecida mundialmente e tem na Alemanha sua matriz com mais de 153 mil associados, sendo a maior associação tecnológico-científica da Europa. Mundialmente, a VDI também está presente em países como Argentina, Austrália, França, Itália, Estados Unidos, África do Sul, Espanha, entre outros. Acesse nosso site: vdibrasil.com

Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras