Notícias - Gerais

Publicado 03/07/2020

Shell e IBM se unem para acelerar a digitalização da indústria de mineração

Shell e IBM se unem para acelerar a digitalização da indústria de mineração
Novo marketplace oferece soluções testadas em campo que podem ajudar os clientes a melhorar a segurança, eficiência e sustentabilidade

A Shell e a IBM (NYSE: IBM) lançaram a Oren, uma plataforma global de mercado de serviços de mineração digital B2B, co-desenvolvida pelas empresas, que tem como objetivo ajudar as empresas de mineração a encontrar soluções relacionadas à segurança, sustentabilidade, planejamento de minas e eficiência operacional. Ao hospedar novas tecnologias e soluções digitais em um só lugar, a Oren visa acelerar a digitalização do setor de mineração, acelerar a transformação dos fluxos de trabalho de mineração e criar maior resiliência operacional em um mundo em rápida mudança.

À medida que os atuais eventos mundiais influenciam as operações comerciais tradicionais, as empresas de mineração procuram se tornar mais ágeis e resistentes ao incorporar soluções de minas mais automatizadas, como caminhões de transporte autônomo e centros de operações remotas em suas operações. Para fazer isso, as operações de mineração precisam se tornar rapidamente mais digitais e inteligentes a cada processo, tanto nas minas quanto nas cadeias de valor mais amplas.

A Shell, importante fornecedora de lubrificantes para o setor de mineração, ouviu mais de 350 empresas de mineração e identificou que 80% dos pesquisados estão enfrentando desafios semelhantes em suas operações. Isso inclui: dificuldade em agregar dados para obter insights; falta de fluxos de trabalho inteligentes devido ao trabalho organizacional em silos; necessidade de melhorar a sustentabilidade; além de manter os funcionários seguros enquanto implementa tecnologia autônoma.

"Os clientes de mineração podem se beneficiar de muitas das soluções digitais usadas no setor de energia, por exemplo, aquelas que ajudam a gerenciar operações com segurança e eficiência em locais remotos. Prevemos que a Oren será o destino digital completo para que o setor de mineração tenha acesso às melhores soluções e tecnologias digitais, não apenas da Shell e IBM, mas também de empresas líderes e emergentes. Ser capaz de encontrar e acessar uma ampla variedade de soluções digitalmente é ainda mais importante, dadas as restrições enfrentadas pelos países enquanto combatem ao Covid-19", disse Carol Chen, vice-presidente de Shell de Lubrificantes de Marketing Global.

"O próximo avanço na mineração requer uma nova abordagem em relação às plataformas de tecnologia em todo o setor, o que requer novos níveis de abertura, inovação e colaboração. A Oren acelera a adoção de serviços digitais no setor de mineração, facilitando a transferência, inovação e integração da tecnologia de fornecedores de soluções em todo o mundo. Para os mineradores, essa experiência pode ajudar a localizar com eficiência soluções em todos os níveis da organização. Isso pode tornar seus fluxos de trabalho existentes mais inteligentes, permitindo jornadas digitais e ajudando a alcançar objetivos de longo prazo", disse Matt Candy, sócio-gerente global IBM iX.

A plataforma de mercado Oren permite que desenvolvedores de soluções - tanto empresas estabelecidas quanto startups - levem suas inovações de mercado para clientes de mineração rapidamente.

As empresas de mineração nem sempre têm tempo e orçamento para investir no desenvolvimento de novas ferramentas para enfrentar esses desafios. Elas procuram implantar soluções prontas e comprovadas para aprimorar as operações, agregando dados de diferentes fontes para criar uma única visão de suas operações, a fim de abstrair insights e realmente conduzir ações e tomar decisões mais informadas e orientadas por dados.

A Oren também visa permitir que as operações de mineração desenvolvam um roteiro projetado para entregar a mina interconectada do futuro, criando soluções conectadas que integram e aproveitam dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, automação e análise. Isso pode dar às mineradoras acesso não apenas aos serviços de mineração digital, mas também trazer soluções e serviços que permitem que elas imaginem e desenvolvam fluxos de trabalho inteligentes que integram todos os serviços no ecossistema de mineração.

A equipe Oren trará suporte especializado às empresas de mineração para ajudar a criar seu roteiro de jornada digital específico, enquanto o mercado B2B fornecerá soluções para as seguintes tarefas:

• Pesquisa personalizada que permite que os usuários identifiquem as soluções mais apropriadas, personalizando seus parâmetros de pesquisa em relação às suas responsabilidades, ao desafio comercial que estão enfrentando ou à natureza da solução técnica que estão buscando.

• Acesso a soluções de mineração comprovadas em campo, como MachineMax, um serviço digital baseado em nuvem para otimização de frotas de veículos off-road e industriais; Shell Remote Sense, um serviço inteligente de monitoramento de condições de lubrificantes que fornece informações para empresas industriais para otimizar a integridade dos equipamentos, reduzir custos de manutenção e aumentar a eficiência operacional; e Serviços de otimização de inventário de manutenção, reparo e operações da IBM, que ajudam a gerenciar o inventário de peças sobressalentes de maneira ideal para peças de reposição críticas e não críticas.

• Software dedicado ao gerenciamento e conformidade ambiental que pode fornecer análises e relatórios detalhados sobre inventários de poluentes, emissão de gases de efeito estufa, consumo de energia, avaliação de impacto ambiental, reabilitação de minas e avaliação de ciclo de vida de minas. Prevê-se que um terço das soluções disponíveis no mercado esteja relacionado à sustentabilidade com soluções na Oren, tanto de grandes empresas quanto de empresas iniciantes como a Hydrox Holdings, que desenvolveu uma tecnologia para desbloquear a produção barata de hidrogênio como fonte de energia renovável.

• Acesso antecipado a tecnologias pioneiras que ajudam a transformar as operações de mineração. A Oren facilitará as empresas de mineração tentar novas soluções em seu trabalho diário e integrá-las em seus sistemas atuais. Por exemplo, em um nível operacional, a tendência no setor de mineração é que cada vez mais trabalho seja realizado nas salas de controle. Na Oren, para levar a experiência completa de uma visita à mina a qualquer escritório em casa, a BGC Engineering apresentará sua plataforma Ada, que permite a visualização holográfica da mina por meio de uma experiência interativa e imersiva 3D realista. Com esta solução, especialistas no assunto e partes interessadas não técnicas podem visitar uma versão digital do site do projeto a qualquer momento; passado, presente ou futuro.

• Um repositório de casos de uso de mineração de práticas recomendadas para mostrar as soluções em ação em outros locais de mineração. À medida que a plataforma aumenta, as empresas de mineração poderão extrair insights relacionados às tendências tecnológicas aplicadas no setor e entender em quais áreas o setor está investindo. Isso os ajudará a determinar como está progredindo sua própria jornada de transformação digital. Para prestadores de serviços ou vendedores, eles podem obter informações úteis para a melhoria do produto e que podem impulsionar a inovação com base no que se relaciona com a base de clientes e outros usuários da plataforma.

O marketplace já está disponível em: www.orenmarketplace.com

Sobre a Shell

A Royal Dutch Shell plc está incorporada na Inglaterra e no País de Gales, tem sede em Haia e está listada nas bolsas de valores de Londres, Amsterdã e Nova York. As empresas Shell operam em mais de 70 países e territórios com negócios que incluem exploração e produção de petróleo e gás; produção e comercialização de gás natural liquefeito e gás em líquidos; fabricação, comercialização e expedição de derivados de petróleo e produtos químicos e projetos de energia renovável. Para mais informações, visite www.shell.com.

Sobre a IBM

O IBM iX é o braço global de design de negócios da IBM Services, trabalha na interseção de estratégia, criatividade e tecnologia para ajudar os clientes a reinventar digitalmente seus negócios. A IBM está envolvida na mineração há décadas e reinventou as ofertas de mineração para adicionar serviços, software, manipulação de dados, nuvem, AI e blockchain. O foco da IBM é apoiar o setor de mineração no gerenciamento de dados como um ativo estratégico; ajudando o setor a capturar, monetizar e protegê-lo, tudo no caminho para adotar o Mining 4.0 e apoiar a mudança para a mina digital do futuro. A IBM é um parceiro de mineração de serviço completo focado na experiência do funcionário, enquanto usa a tecnologia para transformar várias funções em uma organização de mineração. O portfólio apresenta um conjunto de ofertas direcionadas à transformação de empresas e operações, tecnologias, terceirização, implementações de SAP e ajudar os clientes a usar seus dados para sua vantagem estratégica específica. Para mais informações, visite: www.ibm.com/services/ibmix e http://www.ibm.com/industries/metals-mining.


Fonte: Assessoria de Imprensa IBM