Loading...

Notícia

Publicado: 14/07/2016 17:16h

Sensor da ABB oferece resposta simplificada para medição precisa de turbidez e sólidos suspensos

Sensor da ABB oferece resposta simplificada para medição precisa de turbidez e sólidos suspensos
Nova inclusão à linha Aztec 400 oferece uma solução precisa, elevado nível de estabilidade com o menor custo de operação

A ABB apresenta o novo sensor ATS430 de turbidez e sólidos suspensos totais (TSS), o produto mais atual da linha de sensores digitais Aztec para aplicações de tratamento de águas residuais municipais e industriais. Com a tecnologia EZLink da ABB, o sensor ATS430 fornece medição ultra estável e precisa de turbidez e sólidos suspensos totais de até 4.000NTU (Unidades Nefelométricas de Turbidez) ou 100.000 mg/L. Ao contrário de sensores convencionais de turbidez e de TSS, o ATS430 não requer manutenção ao longo de sua vida útil, permitindo-lhe oferecer o menor custo de operação.

O ATS430 é adequado para uso em uma variedade de indústrias sujeitas às autorizações regulatórias de descarga de efluentes, incluindo plantas municipais de águas potáveis e de tratamento de águas residuais municipais; indústrias de papel e celulose; alimentos e bebidas; petróleo e gás; marinha e de mineração.

Um dos grandes benefícios do ATS430 é a sua simplicidade. O sensor aprovado em Vigilância das Emissões para o Ar, Terra e Água (MCERTS) vem pré-calibrado, o que o torna pronto para uso logo que é retirado da caixa. A configuração é simplificada e permite uma rápida conexão a um transmissor digital universal AWT440, que reconhece e configura o sensor automaticamente. Sem necessidade de fiação ou configuração complicada, o EZLink economiza tempo e custos associados à instalação, dispensando o serviço de um engenheiro especializado para instalar o ATS430 e colocá-lo em funcionamento.

O ATS430 também incorpora uma série de recursos que ajudam a oferecer o menor custo de operação de qualquer dispositivo no mercado. Seu design totalmente vedado significa que não há necessidade de substituição de anéis de vedação (o-rings), vedações ou juntas, tornando-se um dispositivo verdadeiramente livre de manutenção. O sensor também é altamente resistente à incrustação, com uma opção de aço inoxidável polido ou corpos de sensor de titânio resistentes à corrosão.

Uma medida adicional contra ambientes de alta incrustação é a inclusão de um limpador automático, opcional, na face do sensor, o que ajuda na remoção da incrustação das janelas ópticas de safira resistentes a riscos. Se o sistema de limpeza for integrado, o ATS430 monitora o uso e alerta o usuário quando a substituição for necessária. O limpador em si pode ser substituído em questão de segundos, permitindo que o sensor volte a funcionar com rapidez. 

O tempo de parada é minimizado devido ao kit de verificação e de calibração do sensor para o ATS430, que elimina a necessidade de utilização dos padrões químicos que podem ser dispendiosos, perigosos e apresentar dificuldades em termos de preparação. O kit vem com todos os itens necessários para calibração e verificação do sensor, incluindo uma variedade de discos de calibração diferentes que foram calibrados de acordo com normas primárias de turbidez em fábrica. Como o kit pode ser utilizado em diferentes sensores ATS430 e cada disco de calibração pode ser reutilizado, se torna extremamente rentável, com ótimo custo-benefício. 

Um recurso essencial dentro do ATS430 é a sua inovadora função de Calibração Adaptativa de TSS, que fornece uma maneira mais simples e mais rápida de obter calibrações confiáveis de processo de TSS e evita mudanças repentinas causadas por amostragem não representativa ou resultados laboratoriais incorretos.

O tamanho compacto do sensor do ATS430, com 40 mm de diâmetro, o torna ideal para muitas opções de instalação. Com a utilização do cabo integral, o sensor pode ser facilmente montado em um sistema de medição para instalações de tanque aberto e canal, sistema de montagem em corrente ou diretamente em um tubo ou célula de fluxo. Esta flexibilidade é aperfeiçoada pela ampla faixa de medição do sensor, em conjunto com o seu design robusto, que possui capacidade de suportar temperaturas de até 60 °C e pressões de até 10 bar. A opção de um corpo do sensor de titânio também permite que o ATS430 seja utilizado em meios agressivos e ambientes corrosivos, tais como água salgada.

Até quatro sensores ATS430 de turbidez e de TSS podem ser conectados a um transmissor universal único AWT440, ou podem ser misturados com outros dispositivos da linha Aztec 400, tais como o sensor óptico de oxigênio dissolvido ADS430. Disponível em duas ou quatro opções de canais/sensores e com várias escolhas de protocolos de comunicação, o AWT440 permite o monitoramento em vários pontos, sem a necessidade de adquirir e instalar transmissores separados.

A ABB tem uma vasta experiência em design, fabricação e suporte ao longo da vida útil dos analisadores contínuos de água para medir uma série de parâmetros em aplicações de água, águas residuais e de processos. Para obter mais informações sobre o ATS430, entre em contato com seu representante local de vendas.

A unidade de negócios Instrumentação e Analítica da ABB (www.abb.com/measurement) está entre os principais fabricantes e fornecedores de instrumentação e analisadores do mundo. Com milhares de especialistas em todo o mundo e tecnologia de alto desempenho, a equipe da ABB é dedicada a simplificar a medição para seus clientes.

Fonte: S/A LLorente & Cuenca
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras