Loading...

Notícia

Publicado: 07/06/2018 19:52h

SENAI Vitória realiza tarde de palestras sobre tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade

SENAI Vitória realiza tarde de palestras sobre tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade

O desenvolvimento de processos sustentáveis, ou seja, não agressivos ao meio ambiente, é um dos grandes desafios da indústria, sobretudo quando falamos dos recursos hídricos. Para isso, o setor pode contar com alguns recursos que não atrapalham a atividade fim e nem impacta a competitividade do seu negócio, trazendo ainda fortalecimento para a imagem e o valor do negócio, como a biotecnologia e a biorremediação. Esses temas estarão em pauta no Senai Vitória, na próxima terça-feira (12), às 14 horas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: cgadioli@findes.org.br.

O evento irá focar nos problemas ambientais e na importância da preservação dos recursos naturais que, até então eram considerados, inesgotáveis, segundo o gerente do Senai Vitória, Leonardo Leal.

“É necessário sensibilizar a opinião das pessoas para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente, incentivando-os a terem ‘boas ações’”, afirmou.

A tarde de palestras será iniciada com o instrutor do Senai, Rodolpho Waichert, que falará sobre a “Biorremediação”, um processo que trabalha com organismos vivos, como fungos e bactérias, a fim de reduzir ou remediar contaminações no ambiente, regenerando o equilíbrio do ecossistema.

Um exemplo básico de aplicação da técnica é no caso de derramamento de óleo pela adição de fertilizantes de nitrato ou de sulfato, facilitando assim a decomposição do composto pelas bactérias presentes no ambiente.

Em seguida, a partir das 15h40, o tema em discussão será “Biotecnologia na Indústria de Fomento Florestal”, ministrada pelo biólogo, doutor em biotecnologia, presidente Instituto Capixaba de Ciência e Administração,  Frederico Jacob Eutrópio.

A biotecnologia, em termos gerais, trata do estudo de organismos em sua forma natural ou no desenvolvimento de organismos geneticamente modificados a fim de utilizá-los para fins produtivos.

Já o instrutor do Senai, Izaque Nunes, aborda o tema “Resíduos Industriais e Gestão de Águas Industriais (ETO)”. O evento conta ainda com uma participação especial da turma de Meio Ambiente e do setor de Meio Ambiente do Instituto SENAI de Tecnologia (IST).

Serviço
Biotecnologia aplicada ao Meio Ambiente
Data: 12 /06/2018
Local: Auditório do SENAI Vitória
Av. Beira-Mar, 2235, bairro Bento Ferreira
Inscrições: cgadioli@findes.org.br

Programação
14h - Palestra com tema “Biorremediação” – Rodolpho Waichert - Instrutor do Senai
15h40 - Palestra com o tema “Biotecnologia na Indústria de Fomento Florestal” - Dr. Frederico Jacob Eutrópio - Biólogo e Dr. em Biotecnologia / Presidente Instituto Capixaba de Ciência e Administração
19h - Palestra com o tema “Resíduos Industriais e Gestão de Águas Industriais (ETO)” - Izaque Nunes - Instrutor do Senai


Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Findes
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras