Loading...

Notícia

Publicado: 30/07/2014 14:03h

Seminário promove oportunidades de negócios com Moçambique

Seminário promove oportunidades de negócios com Moçambique

Moçambique é considerado um dos países emergentes do continente africano, com taxa média de crescimento de 7% ao ano. O Espírito Santo ainda possui tímidas relações comerciais com o país, havendo enorme potencial de negócios em segmentos fortes no Estado como alimentos e bebidas, vestuário, construção pesada, ferro e aço, entre outros.

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, convida os empresários capixabas e profissionais de Comércio Exterior a participarem do seminário “Oportunidades de Negócios com Moçambique”, que será realizado no próximo dia 5 de agosto, terça-feira, a partir das 8h30, no Plenário do Ed. Findes, em Vitória. Na ocasião, será apresentado o potencial de comércio entre o país africano e o Estado do Espírito Santo. O evento contará com três palestras voltadas para os aspectos econômicos, logísticos e legais para se investir em Moçambique.

Considerado um dos países emergentes do continente africano, Moçambique tem apresentado taxas de crescimento acima de 7% nos últimos anos e, segundo estimativas da consultora BMI (Business Monitor International) e também do FMI, deve atingir um pico de crescimento de 15% em 2020, quando as recém-descobertas reservas de gás natural (entre as maiores do mundo) estiverem em plena produção. Além do gás natural, Moçambique possui alta demanda em infraestrutura, turismo, agricultura, mão de obra qualificada, alimentos e bebidas e vestuário – os três últimos segmentos apontam diretamente para o Espírito Santo como um parceiro de peso para o país.

Segundo dados compilados pelo CIN-ES, a relação comercial entre o Espírito Santo e Moçambique ainda é tímida, se comparada ao que o Brasil como um todo exporta para o país africano: entre janeiro e junho de 2014, foram pouco mais de US$ 300 mil em volume de exportações capixabas, basicamente rochas ornamentais (a maior parte: 96,52% do total) e calçados e acessórios (3,48%), enquanto que o Brasil exportou no mesmo período mais de US$ 27 milhões, abrangendo segmentos como máquinas e material elétrico, veículos, carne, móveis, ferro e aço fundido, produtos farmacêuticos, entre outros que, em grande parte, podem ser exportados pela indústria capixaba.

“Os números mostram que Moçambique está em crescimento acelerado, com ótimas oportunidades para as indústrias do Espírito Santo”, afirma o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra. “O país ainda mantém relações tímidas com o Estado, comprando de nós basicamente rochas e calçados, mas tem carência de parcerias para investimentos robustos. A apresentação técnica do evento do próximo dia 5 de agosto esclarecerá dúvidas dos empresários e estimulará a participação dos capixabas neste bom momento que Moçambique vive”, argumenta Guerra.

De acordo com o gerente do Centro Internacional de Negócios da Findes (CIN-ES), Christiano Furtado, o seminário trará aspectos técnicos importantes para se investir em Moçambique. “Teremos a presença de um advogado e de um especialista – ambos da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique – que irão explicar o que as empresas precisam para se estabelecer naquele mercado, a parte burocrática para a instalação de empresas, incentivos governamentais, aspectos que os empresários precisam se resguardar, e também sobre os processos aduaneiros e estratégicos de Moçambique”, explica Furtado.

Passada a euforia pós-Copa do Mundo, com a economia do Brasil praticamente estagnada e com produção industrial em queda, tomar a frente de negócios com países emergentes se configura numa oportunidade única para os empresários capixabas, de acordo com o gerente do CIN-ES. “A tendência é de que o mercado interno se desaqueça neste período pós-Copa do Mundo. Portanto, esta é uma ótima oportunidade para os empresários que buscam outros mercados”, finaliza Christiano Furtado.

Serviço: Seminário Oportunidades de Negócios com Moçambique Data: 5 de agosto – terça-feira Horário: a partir de 8h30 (programação completa no folder anexo) Local: Plenário (9º andar) do Ed. Findes – Av. Nossa Senhora da Penha, 2053, Santa Lúcia – Vitória/ES Vagas gratuitas e limitadas Confirmação de presença: www.sistemafindes.org.br/eventos Mais informações: (27) 3334-5673 Realização: Sistema Findes, CIN-ES, CCIABM (Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique)

Fonte: Assessoria de Imprensa do SESI-ES, Inova Findes, IDEIES/CIN-ES e Instituto Rota Imperial (IRI) 

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras