Loading...

Notícia

Publicado: 05/06/2018 08:00h

Seminário discute eficiência em produtividade nas indústrias

Seminário discute eficiência em produtividade nas indústrias

A Findes reúne os empresários capixabas, nesta quarta-feira (06), para o 1º Seminário Capixaba de Produtividade. O evento será realizado das 17h30 às 21h e contará com apresentação de casos de sucesso em produtividade, resultado das ferramentas de Lean Manufacturing – Produção Enxuta, aplicadas nos processos operacionais e produtivos.  

O encontro vai receber cerca de 300 empresários e tem como objetivo apresentar as ações do Senai-ES no que tange as soluções para aumentar a produtividade das empresas capixabas e torna-las ainda mais competitivas. Para o gerente de Produtividade, Álvaro Diaz Marques, a gestão enxuta tem se consolidado como uma ferramenta de gestão baseada na eliminação de desperdícios e a partir da sua implantação já foram conquistados mais de 90% em aumento de produtividade e qualidade.

“Diversas empresas que participam do programa ES mais produtivo e conseguiram aumentar seus resultados de forma expressiva. Esse é um dos objetivos do Seminário, reunir os empresários para troca de experiências e compartilhamento de cases, além de debater sobre inovação na indústria”, ressalta Alvaro.

O ES Mais Produtivo é uma extensão do programa federal Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC), cujo objetivo é aumentar em pelo menos 20% a produtividade das pequenas e médias indústrias participantes e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A metodologia usada é a manufatura enxuta (lean manufacturing), baseada na redução dos sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

Programação

O encontro reunirá grandes empresas que se destacam na aplicação do Lean, como Vale, ArcelorMittal, Mdic e Senais, além de outras indústrias capixabas. A abertura fica por conta do coordenador técnico do Programa Brasil Mais Produtivo, Gustavo Campos, que apresentara as estratégias, ações e resultados da iniciativa.

Em seguida, o especialista de Transformação e Melhoria Contínua da ArcelorMittal Tubarão conduzirá a segunda palestra, que abordará o Projeto Transformar, implementado na produtora de aço.

Já a terceira palestra será com o gerente geral de Melhoria Continua da Vale, Marcelo Takahashi que falará como ações simples podem gerar grandes resultados e impactar no desempenho da empresa.

O encontro contará ainda com mesas de discussão, entrega de certificados das empresas que se destacaram na implantação do Lean entre outros debates dentro da temática de inovação.

Sobre os palestrantes convidados

Gustavo Campos é servidor público da carreira Analista de Comércio Exterior, sendo graduado em Relações Internacionais em 2007 pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Gestão Pública em 2012 pela ENAP. No Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços vem trabalhando em questões de política industrial desde fevereiro de 2009 em diversos segmentos produtivos como Defesa; Indústrias de Construção Naval e do complexo industrial de Petróleo e Gás; bem como cadeias produtivas intensivas em trabalho e indústrias de bens de consumo.

Mais recentemente, atua no Departamento de Competitividade Industrial, na Coordenação de Programas Especiais fazendo a gestão do Programa Brasil Mais Produtivo - B + P, no intuito de aumentar a produtividade nos processos de produção industrial, aplicando melhorias rápidas, ferramentas de baixo custo e alto impacto, com a  aplicação de uma metodologia desenvolvida a partir dos conceitos de manufatura enxuta, além de atuar na consolidação da estratégia de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), cuja teoria e abordagem prática estão relacionadas especialmente a dinâmica econômica das  pequenas e médias empresas, desenvolvimento territorial e conceitos estrangeiros como clusters e ecossistemas inovadores.

Piter Motta é graduado em Engenharia de Produção pela FAESA e MBA em Gestão Estratégica de Negócio pela FUCAPE. É atualmente Especialista de Transformação e Melhoria Contínua ArcelorMittal Tubarão, atuando principalmente como agente de transformação Lean e coordenando o redesenho da área de melhoria contínua para garantir a perpetuação da metodologia e sustentabilidade dos resultados.

Marcelo Takahashi é gerente geral de Melhoria Continua da Vale, engenheiro de Produção com especialização em Processos de Produção na Universidade Federal de Niigata – Japão. Trabalhou 15 anos na Toyota do Brasil, iniciou sua carreira no PPCP até a posição de Gerente de Manufatura e Projetos desenvolvendo e orientando a implementação do TPS e FMDS nas plantas do Brasil, Argentina e Venezuela. Contratado pela Dana Holding Corporation, líder mundial no fornecimento de eixos diferenciais, eixos cardan, sendo o responsável pela implementação do DOS (Dana Operation System) nas plantas da América do Sul. Atualmente é o responsável por disseminar o conceito do Pensamento enxuto, implementação pratica do VPS (Vale Production System), em todos os sites da Vale.

Brasil Mais Produtivo

O Brasil Mais Produtivo é um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC), cujo objetivo é aumentar em pelo menos 20% a produtividade das pequenas e médias indústrias participantes. A metodologia usada é a manufatura enxuta (lean manufacturing), baseada na redução dos sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

O Brasil Mais Produtivo é realizado pelo MDIC em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Além disso, o programa conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

1° Seminário Capixaba de Produtividade
Dia: 06 de junho
Horário: 17h às 20h
Local: Edifício Findes, 9º andar
Mais informações: (27) 3334-5775
Inscreva-se: https://bit.ly/2kOWYQ8


Fonte: Assessoria de imprensa - Sistema Findes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras