Loading...

Notícia

Publicado: 25/09/2016 00:00h

Seminário de Gerenciamento de Projetos aponta caminhos para a sustentabilidade dos negócios

Seminário de Gerenciamento de Projetos aponta  caminhos para a sustentabilidade dos negócios

Quem participou do 12º Seminário Capixaba de Gerenciamento de Projetos realizado na terça-feira, 20, pode assistir a um rico debate sobre sustentabilidade dos negócios, tendências futuras e caminhos para enfrentar os efeitos da crise econômica. O evento reuniu cerca de 200 pessoas na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, entre empresários, consultores, gestores, representantes da sociedade civil e estudantes.
 
Em seu pronunciamento, Fábio Cretton, presidente do PMI-ES - instituto responsável pela realização do evento, ressaltou que a cultura empresarial brasileira, motivada a alcançar resultados em curto prazo, ainda está aquém de uma tendência consolidada em países desenvolvidos, que orienta a definição de um planejamento estratégico de acordo com o contexto e a visão futura.
 
“Construir um futuro sustentável passa pela sinergia entre os setores público e privado, com o setor privado sendo guiado pelo público, responsável por gerar as principais demandas estratégicas. Quando trabalhamos juntos e com sinergia, deixando as diferenças de lado, não há obstáculos que não possam ser superados”, acrescentou.
 
A palestra de abertura foi ministrada pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos, que apontou questões na gestão pública que precisam ser superadas, como a burocracia, a morosidade e a ineficiência. Os caminhos, segundo ele, passam pelo ajuste fiscal, uso da tecnologia e um planejamento estratégico que realmente gere valor para as instituições. “Os governos, em nível federal, estadual e municipal, precisam ser mais ágeis, baratos e eficientes em suas ações”, destacou.
 
Na parte da manhã, os participantes ainda assistiram a apresentações do diretor do Instituto Terra, Robson Melo, que exibiu os resultados do programa Olhos D’água, de proteção e recuperação de nascentes no vale do Rio Doce; e do consultor gaúcho Adilson Pize, que apontou as tendências do Gerenciamento de Projetos e dos perfis exigidos para os profissionais da área. Segundo pesquisa apresentada por Pize, 89% dos projetos de organizações que implementam práticas de Gerenciamento de Projetos, atingem os objetivos e as intenções originais do negócio, além de desperdiçar 13 vezes menos dinheiro. 
 
Secretário de Desenvolvimento apresenta panorama do ES
 
O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo de Azevedo, foi o primeiro a se apresentar no período da tarde. Azevedo abordou os desafios para o desenvolvimento e a competitividade do Espírito Santo, citando o desastre de Mariana, que paralisou as operações da Samarco; a crise hídrica e a pouca movimentação do setor de Petróleo e Gás.
 
Ele enfatizou que muitas providências estão sendo tomadas pelo Governo do Estado para manter a competitividade, como a manutenção do equilíbrio fiscal, a racionalização dos serviços e gastos, a implementação de agendas de desenvolvimento, entre outros.
 
Infraero apresenta case em Gerenciamento de Projetos
 
O gerente de Engenharia e líder de Projetos Estratégicos da Infraero, Giuliano Capucho, mostrou, durante o12º Seminário Capixaba de Gerenciamento de Projetos, que é possível obter eficiência na gestão pública. Capucho apresentou os resultados obtidos pela Infraero a partir da implantação de uma nova metodologia de trabalho e do gerenciamento de projetos na área de Empreendimentos e Engenharia.
 
A empresa saiu de 15% de realização do seu orçamento anual, em 2011, para 97%, em 2015. O palestrante também destacou o andamento das obras do Aeroporto de Vitória e apresentou os projetos de sustentabilidade ligados à obra.
 
Também no período da tarde, a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Espírito Santo (ABRH-ES), Kátia Vasconcelos, apresentou aos participantes as mudanças no perfil profissional no atual contexto, voltado ainda mais para o conhecimento e a valorização de características como resiliência, capacidade de antecipação, coragem, disciplina, energia e propósito.
 
Debate entre setores público, privado e órgão fiscalizador
 
O fechamento do 12º Seminário Capixaba de Gerenciamento de Projetos foi marcado por um debate que reuniu o diretor de Engenharia do DER-ES, Gustavo Perin, o secretário-geral das sessões do TCE-ES, Odilson Barbosa, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Espírito Santo (Sindicopes), José Carlos Chamon, e o consultor em Gerenciamento de Projetos Alonso Soler.
 
Cada área apresentou o seu ponto de vista na gestão de obras públicas licitadas, abordando os entraves e as melhorias que poderiam ser realizadas para buscar a sinergia no gerenciamento desses projetos e o desenvolvimento sustentável.   
 
“Tivemos um evento que foi um sucesso. Conseguimos reunir um público bem diversificado e apresentar informações e discussões relevantes para caminharmos em direção ao desenvolvimento sustentável para o País. Boas práticas e ideias foram fomentadas e os participantes saíram entusiasmados e otimistas para aplicarem o que aprenderam no seu dia a dia”, concluiu o presidente do PMI-ES, Fábio Cretton.


Fonte: Contatus Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras