Loading...

Notícia

Publicado: 12/05/2015 13:39h

Semana da Mata Atlântica tem palestras e plantio de mudas na Usina Paineiras

Semana da Mata Atlântica tem palestras e plantio de mudas na Usina Paineiras

Evento aberto ao público reúne especialistas no Sul do Espírito Santo

Para divulgar mecanismos atuais de recuperação da Mata Atlântica no Sul do estado do Espírito Santo, a Usina Paineiras vai realizar uma programação especial entre nos próximos dias 25 e 27, em sua sede, em Itapemirim (ES). O evento “Semana da Mata Atlântica: Floresta em Foco” celebra o Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio.

Voltado especialmente para produtores rurais e estudantes de cursos técnicos do litoral Sul, o evento é aberto ao público e vai contar com palestras de especialistas do Idaf, da Seama e do Incaper, além da própria usina, e será encerrado com um plantio simbólico na mata ciliar do rio Itapemirim, em terras da própria empresa.

“É uma contribuição desta empresa centenária ao enfrentamento do período de estiagem que acabamos de atravessar e foi um dos piores das últimas décadas, impactando muito também a produção de cana de todo o Sul do estado”, explica o engenheiro florestal Lucas de Jesus, gestor ambiental da Usina Paineiras.

Exemplo Há quase 80 anos, a Usina Paineiras preserva a Mata do Ouvidor, uma das maiores matas nativas do estado: ela tem mais de 1.600 hectares, onde pesquisadores já identificaram 770 espécies da fauna e flora (11 ameaçadas de extinção).

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, todo o estado do Espírito Santo já foi coberto por Mata Atlântica, ecossistema brasileiro que ainda tem mais espécies vegetais do que toda a Europa e a América do Norte e, também por isso, é fundamental para o equilíbrio ambiental de todo o país. Porém, em 2012, só 10% da área capixaba continuava preservada, segundo pesquisa divulgada, há um ano, pela Fundação SOS Mata Atlântica com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Inscrições As inscrições para o evento são gratuitas, porém limitadas. Elas podem ser feitas com o envio do nome dos participantes paraambiental@usinapaineiras.com.br . A programação completa está disponível abaixo e no site www.usinapaineiras.com.br .

---------------------------

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DA MATA ATLÂNTICA: FLORESTA EM FOCO!

Dia 25/05 (segunda-feira) 8h30 – Palestra “História de ocupação da Mata Atlântica”, com o engenheiro florestal Lucas Souza Moraes de Jesus, gestor ambiental da Usina Paineiras.

9h50 – Palestra “Unidades de Conservação Capixabas e seu papel na conservação da Mata Atlântica”, com o engenheiro florestal Georges Mitrogiannis, do Iema. Dia 26/05 (terça-feira) 8h30 – Palestra “Apresentação do Programa Reflorestar”, com o engenheiro florestal Marcos Franklin Sossai, gerente do programa junto à Seama.

9h50 – Palestra “A implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como ferramenta de recuperação da Mata Atlântica”, com o engenheiro agrônomo Justino Marquezine, do Idaf. Dia 27/05 (quarta-feira) 8h30 – Palestra “Técnicas de Reflorestamento Ambiental: Pesquisas e Experiências do Incaper no Espírito Santo”, com o engenheiro florestal dr. Tiago de Oliveira Godinho, do Incaper.

9h50 – Plantio de mudas de árvores na mata ciliar do rio Itapemirim. Fonte: Altercom

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras