Loading...

Notícia

Publicado: 17/07/2018 00:00h

Secti disponibiliza 12 cursos presenciais e semipresenciais gratuitos para os capixabas

Secti disponibiliza 12 cursos presenciais e semipresenciais gratuitos para os capixabas

A secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do projeto OportunidadES, está com 300 vagas em cursos presenciais para os moradores de Viana e 400 vagas em cursos semipresenciais destinadas aos profissionais da educação da Grande Vitória. As inscrições para ambas ofertas podem ser feitas a partir desta terça-feira (17) no site www.oportunidades.es.gov.br.

Oferta semipresencial para educadores

Essa é a quarta vez que a Secti oferece cursos específicos aos docentes, mas dessa vez com novidades: dois cursos novos. “Gamificação para Educação” e “Recursos Tecnológicos para Educadores”, ambos com 200 vagas e 200 horas, sendo 188 horas a distância – por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no site do projeto – e 12 horas presenciais que serão distribuídas em três encontros aos sábados, já definidos em edital no auditório do CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha. Acesse o edital.

De acordo com o edital, as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho. Para se inscrever, o candidato deverá ter licenciatura plena ou complementação pedagógica em qualquer área de docência. Também poderão ser aceitos diplomas de bacharelado ou de tecnólogo, desde que seja comprovado um ano de docência.

A seleção para o processo seletivo semipresencial é por ordem de inscrição. E o resultado será disponibilizado no site do projeto no dia 14 de agosto. O aluno que concluir o curso com 60% de aproveitamento e participar dos encontros presenciais, receberá o Certificado do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) emitido pelo CEET Vasco Coutinho.

Novos cursos semipresenciais

O curso de Gamificação para Educação consiste em realizar uma nova abordagem para o ensino e aprendizagem, acessando uma nova ferramenta para aplicar em sala que identifique como irá se comportar o aluno frente a um jogo. O educador que fizer o curso vai aprender a manter o ensino em sala de aula interessante com a participação do aluno que utilizará de estratégias e abordagens de gamificação para que se engaje no jogo e, em consequência, no conteúdo do assunto estudado.

Já no curso de Recursos Tecnológicos para Educadores, o profissional irá utilizar a tecnologia em seu contexto educacional de forma confortável, seja para produzir materiais didáticos, para obter conhecimento, ou até mesmo para desenvolver projetos em que os alunos serão incentivados a explorar a tecnologia. Aborda o uso de múltiplos dispositivos como computadores, tablets, smartphone, óculos de realidade virtual e e-reader. Também ensina a manusear recursos web para produzir vídeos, animações gráficas, imagens interativas entre outros.

Oferta presencial para vianenses

Os moradores de Viana também podem comemorar: o Projeto OportunidadES está com 300 vagas abertas para 10 opções de cursos de qualificação profissional de 40 horas. As inscrições podem ser feitas até domingo (22) no site www.oportunidades.es.gov.br.

Quem for se inscrever, deve ter mais de 16 anos e residir em Viana, sendo as vagas preferenciais aos moradores do bairro Universal. O resultado da oferta será disponibilizado no site do OportunidadES, no dia 25 de julho. 

As aulas serão realizadas três vezes por semana, em turnos variados de acordo com cada curso, na Igreja Presbiteriana do Brasil em Universal. E no final do curso o aluno que tiver 75% de presença e avaliação positiva do professor terá direito ao diploma emitido do CEET Vasco Coutinho.

Veja nas tabelas abaixo os cursos de cada oferta:

Universal:

Semipresencial:


Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa / SECTI
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras