Notícias - Gerais

Publicado 10/07/2019

Secti abre quase 5 mil vagas em 38 cursos presenciais

Secti abre quase 5 mil vagas em 38 cursos presenciais
Os cursos são oferecidos pelo Programa Qualificar ES, são gratuitos e acontecerão na Grande Vitória e no interior do Estado.

O capixaba que tem mais de 16 anos e reside na Grande Vitória, Aracruz e Santa Leopoldina já pode comemorar! A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) abre, nesta quarta-feira (10), as inscrições para o Programa Qualificar ES. Lançado em maio deste ano, serão mais de mais 4.895 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos para a população.

A secretária de Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, falou sobre o objetivo do Qualificar ES. “O programa visa a ampliar as possibilidades de empreendedorismo e renda para os cidadãos capixabas e fornecer subsídios para sua inserção no mundo do trabalho, através de cursos de qualificação profissional gratuitos que atendem à vocação econômica das regiões do Espírito Santo e fomentam a economia criativa”, disse.

As vagas estão divididas nos municípios:

·         Aracruz – 60 vagas;

·         Cariacica – 1.470 vagas;

·         Guarapari – 60 vagas;

·         Serra – 1.025 vagas;

·         Viana – 360 vagas;

·         Vila Velha – 700 vagas;

·         Vitória – 860 vagas;

·         Santa Leopoldina – 360 vagas.

Nesse total estão incluídas as vagas das ramificações do programa. O Qualificar ES Indígena, em Aracruz; e o Qualificar ES Mulher, que inova expandindo para mais cidades:

·         Qualificar ES Indígena – Associação Indígena Tupinikim e Guarani em Aracruz

·         Qualificar ES Mulher – Cariacica, Vila Velha, Vitória e Santa Leopoldina

As inscrições começam nesta quarta-feira (10) e terminam no dia 24 de julho com resultado nos dias 1º e 02 de agosto. A inscrição pode ser feita no site do programa (www.qualificar.es.gov.br) e o resultado também fica disponível para acesso no mesmo site. Os Editais de cada município também estão publicados no site do Qualificar ES. Clique aqui para acessar.

Os requisitos para se inscrever é ter mais de 16 anos, residir no município em que o curso será realizado – sendo as vagas prioritárias para os moradores dos bairros contemplados –, e ser alfabetizado. Nos cursos da área da saúde o candidato tem que ter idade mínima de 18 anos.

Já no Qualificar ES Indígena, além dos requisitos já citados, o interessado deve ser do grupo étnico indígena. E no Qualificar ES Mulher a candidata tem que preencher os requisitados citados e ser do sexo feminino.

Vagas online e semipresenciais

O Qualificar ES também está com inscrições abertas para cursos nas modalidades on-line e semipresenciais. Foram abertas 4.450 vagas no dia 02 de julho e as inscrições terminam no dia 15 de julho com resultado no dia 25 do mesmo mês.

São 12 cursos a distância (on-line), sendo 10 novos para os capixabas de todos o Estado que tenham mais de 16 anos e acesso à internet.

Já a oferta semipresencial contempla os profissionais da educação capixaba com licenciatura plena ou complementação pedagógica em qualquer área da docência. São três opções de cursos que serão realizados nas cidades de Vila Velha e Santa Maria de Jetibá.

Clique aqui para saber mais.


Fonte: Assessoria de Comunicação Secti