Notícias - Gerais

Publicado 08/06/2018

Sebrae ES inaugura oficialmente nova sede na Enseada do Suá

Sebrae ES inaugura oficialmente nova sede na Enseada do Suá

A instituição saiu do Centro de Vitória e agora está funcionando ao lado do HortoMercado, em frente à Capitania dos Portos 

Com um espaço que une acessibilidade, sustentabilidade, inovação, qualidade, tecnologia e segurança, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) inaugurou nova sede no mês de maio. O evento que marcou oficialmente o novo momento da instituição aconteceu no dia 18 daquele mês e reuniu diversas autoridades, entre elas o Governador do Espírito Santo, Paulo Hartung; o vice-governador Cesar Colnago; o arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela; o Presidente do Sistema Sebrae, Guilherme Afif Domingos; o então presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae ES, Marcos Guerra; além da Diretoria Executiva da instituição, entre outros.

Premiado na categoria Green Building, da Associação Latino Americana de Arquitetura, por incluir 15 itens de sustentabilidade, o empreendimento possui 6.820m² de área construída e cumpriu pontualmente o cronograma de 22 meses do início à entrega da obra. O prazo chama atenção pela eficiência na execução e gestão dos recursos, principalmente ao considerar a complexidade obra, que conta com dois subsolos completos a 30 metros da baía, desafio vencido com excelência. O investimento total foi de R$ 27,8 milhões.

O superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, comemora o cumprimento dos cronogramas  físico e financeiro da obra. “Acompanhamos o andamento de tudo bem de perto e conseguimos cumprir todos os prazos existentes, o que nos deixa muito satisfeitos, mas também cientes de que não fizemos mais que a nossa obrigação. O aparente luxo das fachadas é, na verdade, a conjugação de bom gosto, sustentabilidade e otimização incansável de recursos, que se traduziram em qualidade e excelente custo-benefício – o que se reflete em todo o aparelhamento do prédio”, explicou.

O novo espaço possui estrutura horizontal, onde várias unidades dividem um grande espaço, permitindo maior comunicação e dinâmica entre os colaboradores e, assim, melhores resultados para o cliente. A nova sede é composta por salas multiuso para capacitação; um inovador “hub” – Sebraelab – para envolvimento dos ecossistemas de inovação do estado; auditório com capacidade para 227 pessoas; bicicletário, vestiário e vagas de garagem, além da possibilidade de estacionamento no entorno do terreno.
José Eugênio garante que a nova sede está pronta para oferecer uma experiência ainda melhor para os empreendedores capixabas, com mais conveniência, segurança, inovação, assertividade e promoção de resultados.

“Essa mudança é reflexo do excelente planejamento da instituição e vai impactar positivamente no incentivo ao empreendedorismo. A maioria das atividades propostas pelo Sebrae serão realizadas no próprio prédio agora, sem a necessidade de locações externas, e o novo endereço também vai possibilitar que mais pessoas possam buscar a instituição, por conta do fácil acesso ao transporte público e para estacionamento”, destacou.

De acordo, ainda com José Eugênio, não é apenas uma nova sede que se ergue. “Estamos registrando o nascimento de um novo Sebrae no Espírito Santo, com o grande desafio de implementar a transformação digital na instituição e ampliar muitíssimo sua eficácia operacional e excelência na gestão. Afinal, o empreendedorismo é um dos elementos essenciais para o processo de crescimento econômico do país, uma vez que através da criação de novos negócios se contribui para a geração e transmissão de conhecimento e aumento da competitividade no meio empresarial”, afirmou.

Os pequenos negócios possuem grande representatividade na economia do Brasil e no Espírito Santo não é diferente. Das empresas existentes, 99% são pequenos negócios, responsáveis pela geração de 60% dos empregos formais e por 28% do PIB capixaba.

Sustentabilidade

A nova sede do Sebrae ES tem o dobro de área construída da anterior. O prédio foi premiado, ainda em sua fase de construção, no XII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, o maior prêmio de arquitetura da América Latina, recebendo o reconhecimento na categoria “Green Building” pela entrega de 15 itens de sustentabilidade. Eles são critérios, tecnologias e recursos que juntos tornam o prédio ainda mais moderno e alinhado às boas práticas de desenvolvimento socioambiental.

Conheça os 15 itens de sustentabilidade: 

01- Gestão de logística sustentável aos acessos: Interação ao plano de Mobilidade Urbana, com pontos de transporte público e principais ciclovias da cidade.
02- Fachada verde: Bio-adaptável, permite ventilação cruzada e barreira natural à ensolação, garantindo conforto térmico & redução uso energia climatização.
03- Brises-soleil: Utilizado para impedir a incidência direta de radiação solar no interior do edifício, de forma a evitar aí a manifestação de um calor excessivo.
04- Revestimentos duráveis: Regionais e de baixo impacto ambiental.
05- Sistema de reaproveitamento de água da chuva
06- Sistema de reaproveitamento de águas cinzas: Águas residuais não industriais e derivadas de processos domésticos
07- Sistema de energia solar fotovoltaico: Permite uma economia média de 20% ao mês com despesas referentes à energia elétrica.
08- Iluminação natural: Aproveitamento da luz natural/energia solar.
09- Sensor de Presença nas áreas comuns
10- Sistema de Iluminação Natural Controlada (SINC)
11- Gestão de resíduos sólidos
12- Uso de técnicas passivas para condicionamento térmico dos ambientes
13- Acessibilidade plena
14- Equipamentos sanitários de baixo consumo e acionamento automatizado
15- Galeria técnica vertical com shafts visitáveis: O shaft, também conhecido como duto, são aberturas verticais para a passagem de tubulações, sobretudo para instalações hidrossanitárias.

Sebraelab

O sebraelab é um espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios e sociedade/comunidade/ecossistemas de inovação.

Um ambiente multifuncional, com pegada colaborativa, pensado para empreendedores inovadores e transformadores. Um lugar para viver, conviver e se apropriar. Um espaço baseado no conceito de serendipity: onde as descobertas ao acaso fazem toda a diferença.

Onde os clientes e os próprios colaboradores do Sebrae possam se permitir experimentar novas práticas e processos não induzidos e sempre com um espírito mais tolerante ao erro.

O Espírito Santo é o terceiro estado do país a oferecer o Sebraelab. Até o momento, apenas as unidades de Belo Horizonte/MG e do Distrito Federal possuem esse espaço.

Mão de obra local

A construtora que venceu a licitação e foi responsável pela nova sede do Sebrae no Espírito Santo foi a Oikos Construções Ltda, uma empresa curitibana que atendeu à demanda com excelência. Das 44 empresas subcontratadas pela Oikos durante a execução da obra, 68% foram empresas capixabas, envolvendo 480 trabalhadores.

Da totalidade de licitações empreendidas para o aparelhamento da sede (aquisição de mobiliário, Tecnologia da Informação, climatização), 95% se deram por meio de pregão eletrônico, demonstrando a transparência e racionalização no uso de recursos.

Atendimento em novo endereço e horário

O atendimento ao público acontece de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, na nova sede do Sebrae ES, que está localizada à Rua Belmiro Rodrigues da Silva, nº 170, Enseada do Suá, em Vitória. O atendimento telefônico permanece inalterado, no número 0800 570 0800, bem como os serviços online da instituição através do site www.es.sebrae.com.br.



Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae-ES