Loading...

Notícia

Publicado: 03/03/2019 00:00h

Saiba como o Senai pode ajudar o Brasil a ser mais inovador

Saiba como o Senai pode ajudar o Brasil a ser mais inovador

Saiu o Bloomberg Innovation Index 2019 e as notícias não são animadoras para o Brasil: aparecemos no final da tabela do índice mundial que apresenta um ranking dos países mais inovadores, ladeando Argentina e México. Do lado contrário, estão Coreia do Sul, Alemanha e Finlândia como os mais inovadores.
 
Como virar esse jogo?

 
Para elaborar o índice, são levados em consideração fatores como  produtividade, a pesquisa e a geração de patentes. E, segundo especialistas, para um país se tornar inovador, a Educação é a base, sobretudo na formação de profissionais, que devem ser mais produtivos, criativos, críticos, questionadores, inovadores e até mesmo inventores, segundo especialistas no assunto. 
 
A parte boa é que no Senai temos a solução! 
 
O Fórum Exame 2018 apontou o Senai como trunfo para o Brasil se modernizar, inovar e alcançar a Indústria 4.0, já que atuamos no fomento à digitalização da indústria e formação de mão de obra. 
 
Abaixo contamos como fazemos para ajudar a indústria brasileira.
 
Educação
 
Aqui no Senai-ES reformulamos todo o nosso portfólio de cursos técnicos, a fim de trabalhar as três principais competências exigidas pela 4ª Revolução Industrial: interpessoal, intrapessoal e cognitiva. 
 
“O objetivo é fazer com que os componentes curriculares com posicionamento de competências atualizadas, com foco na Indústria na 4.0, tornassem o perfil de saída dos nossos alunos adequado às demandas da indústria, além de atender às tecnologias habilitadoras”, aponta Priscilla Carneiro, diretora de Educação do Sesi/Senai-ES
 
Neste sentido, nossos cursos técnicos, em 2019, passam a ter foco específico para as demandas da Indústria 4.0, em 15 áreas de atuação, como Desenvolvimento de Sistemas com foco em Programação de Aplicativos.
 
Dessa forma,  nossos alunos desenvolvem as competências do profissional do futuro como resolução de problemas, trabalho em equipe, empreendedorismo, orientação à mudanças e aprendizado contínuo. 
 
Por aqui, nós também qualificamos quem já está inserido no mercado de trabalho e quer se atualizar na profissão. “Oferecemos os cursos de Aperfeiçoamento Profissional, que têm como foco a ampliação e a complementação das competências para o trabalho; e a Qualificação Profissional, voltada para adultos e jovens a partir de 16 anos de idade que queiram aprender de uma maneira mais rápida e descomplicada uma nova profissão ou mesmo certificar-se na profissão já exercida”, explica Edglei Marques, gerente Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do Senai.
 
Empresas
 
Aqui no Senai as empresas também encontram soluções em Inovação e Tecnologia, com as nossas consultorias e laboratórios abertos. 
 
Em Vitória, existe o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional. Com sua infraestrutura moderna, ele oferece soluções em eficiência energética, produtividade, gestão de manutenção, segurança e meio ambiente. Conta ainda com o primeiro spacemaker da Capital, com foco em prototipagem e validação de novos conceitos, tecnologias e negócios.
 
O setor de vestuário capixaba também ganhou dois laboratórios abertos no Senai, o ModaLab1, em Vila Velha, e o ModaLab2, em Colatina, projetados para facilitar o acesso das indústrias capixabas à tecnologia de ponta à baixo custo e beneficia, sobretudo, micro e pequenos empresários. 
 
Programas
 
Contamos também com o Programa de Inovação na Indústria Capixaba (Inovic) é focado na geração de novos mercados, criação de novos produtos e desenvolvimento de soluções.
 
E, neste ano, lançaremos uma novidade para o Espírito Santo: o FindesLab.
 
“O FindesLab vai se consolidar como um hub de inovação da indústria capixaba. E junto com o IST, vai trabalhar no desenvolvimento de soluções tecnológicas para as empresas apoiando em todo processo: desafio, ideação, protótipo e desenvolvimento tecnológico, com foco em otimização, em ganho de escala e eficiência”, explicou a diretora de Inovação e Tecnologia do Senai, Juliana Gavini.


Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Findes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras