Loading...

Notícia

Publicado: 22/02/2019 18:08h

Saiba como aumentar a produtividade da indústria com ações de baixo custo

Saiba como aumentar a produtividade da indústria com ações de baixo custo
Conheça medidas efetivas implantadas pelo Senai que ajudam as empresas a aumentarem a produtividade

Uma empresa produtiva eleva a competitividade em um estado ou país. E para alcançar esse fim, ações como o lançamento de novos e melhores produtos, melhores modelos de negócios, melhorias contínuas nos processos fabris e de gestão são essenciais.

Se a competitividade tecnológica foi o cerne do desenvolvimento econômico nas três primeiras revoluções industriais, passando pela produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, nesta quarta revolução é a fusão do mundo físico, digital e biológico que dita o jogo.

Para atingir esses objetivos, as empresas capixabas têm no Senai um aliado, que oferece às indústrias tecnologia e infraestrutura inovadora.

1. Lean Manunfacturing

Eliminar desperdícios têm sido a palavra de ordem para as empresas que querem se tornar mais produtivas e, por conseguinte, mais competitiva. O Lean Manunfacturing, ou a manufatura enxuta, é um conceito que reúne as técnicas para organizar a produção e reduzir sete tipos de desperdícios: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

Por meio do ES+Produtivo, o Senai em parceria com o Sebrae ES, presta um trabalho de consultoria completo aumentando em até 120% a produtividade de processos em indústrias capixabas. Quase 150 empresas já foram atendidas pelo programa, tendo seus gargalos de produção e processos identificados e soluções executadas, resultando em produtos e serviços com mais qualidade e menor tempo e custo de produção.

Além disso, as empresas contam com o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Educacional. Um espaço com uma infraestrutura física moderna e completa para a prestação de serviços técnicos especializados que promov em o aproveitamento efetivo dos recursos, eliminando esforços redundantes e usando tecnologias avançadas.

2. Eficiência energética

Reduzir o custo dos insumos é outra medida eficaz para quem quer aumentar a produtividade de sua empresa. E, claro, que a energia é a principal delas.

O Senai-ES faz parte do projeto piloto Indústria Mais Eficiente, destinado a elevar a eficiência energética. Ao todo, 48 empresas fizeram participaram  alcançando uma redução média de 26,4% no consumo energético, sem necessidade de novos investimentos, o que se traduziu em economia média de R$ 47,9 mil.

Além do Espírito Santo, essas empresas também estavam localizadas nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

3. Inovação

A inovação é recurso tanto para as empresas serem mais produtivas quanto estarem à frente de seus concorrentes no mercado. O Senai-ES conta com o Programa de Inovação  na Indústria Capixaba (Inovic), focado na geração de novos mercados, criação de novos produtos e desenvolvimento de soluções.

4. Qualificação de trabalhadores

Profissionais qualificados e preparados para as demandas de um mercado cada vez mais competitivo é essencial para o aumento da produtividade de uma empresa. E o Senai é o lugar certo para formar profissionais capazes de tomar decisões estratégicas e garantir a manutenção da qualidade do processo produtivo.

Para o primeiro semestre de 2019, o Senai ofereceu mais de 1.500 vagas em 15 cursos técnicos, que tiveram sua grade curricular reformulada para atender as demandas da Indústria 4.0. As vagas ainda estão abertas. Acesse: senai-es.org.br/matriculas.

Além dos cursos técnicos, o Senai oferece cursos na Aprendizagem Industrial, Qualificação Profissional, Iniciação Profissional e Aperfeiçoamento Profissional.

5. Digitalização

Um dos primeiros degraus da Indústria 4.0 é a digitalização da linha de produção, por meio do uso dos sensores. Algo que vem ganhando força com o advento das tecnologias digitais, como a Internet das Coisas (IOT) e Inteligência Artificial. Os passos seguintes seriam: disponibilização de dados em nuvem e a introdução do big date. O Senai oferece consultorias para a implantação e melhoria de processos produtivos, além  de melhoramento de produtos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Findes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras