Loading...

Notícia

Publicado: 19/07/2018 08:53h

Rio Tinto faz primeira entrega de minério em trem autônomo

Rio Tinto faz primeira entrega de minério em trem autônomo

Viagem de 280 quilômetros carregou 28 mil toneladas de minério de ferro

A primeira entrega de minério de ferro pelo trem autônomo da Rio Tinto foi realizada com sucesso no dia 10 de julho. De acordo com informações divulgadas pela companhia nesta sexta-feira (13), o trem carregou 28 mil toneladas de minério em uma viagem de 280 quilômetros das operações da Rio Tinto em Tom Price, até o porto de Cape Lambert, em Pilbara, na Austrália.

“A primeira entrega segura de minério de ferro por um trem autônomo é um marco importante para o AutoHaul. O programa fornecerá a primeira rede ferroviária totalmente autônoma e de longa distância do mundo”, destacou o diretor administrativo do núcleo de  serviços de Trilhos e Portos da Rio Tinto, Ivan Vella.

O equipamento é composto por três locomotivas monitoradas remotamente por uma central da companhia em Perth, a 1.500 quilômetros de distância. Elas são equipadas com câmeras, permitindo o monitoramento constante da central de operações. Os equipamentos de vídeo também estão presentes em trechos da linha ferroviária, para garantir a segurança.

Em nota, a Rio Tinto informou que a viagem inaugural do projeto AutoHaul é um marco histórico. A iniciativa recebeu investimentos de US$ 940 milhões e deve gerar ganhos significativos em produtividade, bem como otimizar o sistema de minério da companhia, provendo maior flexibilidade e reduzindo gargalos.

“Vamos continuar garantindo a operação segura de nossos trens autônomos da mesma forma que observamos na experiência da viagem a Pilbara, onde fazemos mais de oito milhões de quilômetros de viagem de trem por ano”, completou Vella.

Segundo ele, a empresa tem preparado os condutores dos trens tradicionais para novas formas de trabalho que serão resultantes da automação do processo.


Fonte: Revista Mineração e Sustentabilidade
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras