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Publicado: 21/09/2018 00:00h

Quem entrega uma proposta merece uma resposta

Quem entrega uma proposta merece uma resposta

Mesmo que ela seja negativa

Há pelo menos uma área neste vasto universo dos relacionamentos humanos na qual a máxima do xavequeiro - “o não você já tem” - teima em não se aplicar: respostas a propostas comerciais e orçamentos, mesmo quando devidamente demandadas por um potencial cliente.

Diante da oportunidade de negócio, o candidato a fornecedor coloca sua equipe para trabalhar, às vezes vira noites para atender a um deadline apertado e enviar a proposta de prestação de serviço; capricha na apresentação e encaminha tudo num simpático e-mail. Termina aí a “parte fácil” do trabalho. Começa a longa e imprevisível espera por uma resposta, que, se for negativa, provavelmente nunca virá. Em algum momento da longa história do embrutecimento das relações profissionais, tornou-se comum dar apenas respostas positivas a terceiros. O não, neste caso, você não tem nunca. Se a empresa pede orçamentos a três possíveis fornecedores, somente o escolhido receberá resposta. Subentende-se que o silêncio bastará aos outros dois.

Não basta. A não resposta obriga o fornecedor a fazer o papel do chato que mendiga o retorno que merecia receber espontaneamente. Deixa-o no escuro, sem saber se ainda está no páreo, se perdeu pelo preço ou pela qualidade. Incapaz de se preparar melhor para a próxima.

A justificativa padrão para não dar resposta, claro, é a falta de tempo. Se só vou fechar negócio com um, por que perder tempo com justificativas aos demais? Bons modos e etiqueta à parte, porque assim se criam e são mantidos bons relacionamentos com parceiros que se sentirão respeitados e informados sobre o que é mais relevante numa concorrência em sua companhia.

A falta de tempo é generalizada, mas abrir uns minutos na agenda para dar respostas a quem trabalhou para você não pode ser tão complicado. Em geral, basta um retorno assim que chega a proposta - “Recebido, obrigado, decidiremos até dia tal” - e outro quando o vencedor é escolhido. Basta dizer aos demais que a concorrência está encerrada, a companhia optou por outro fornecedor, e (sempre que possível) o que pesou na decisão. Coisa de duas linhas, menos de dez minutos. Duvido que você invista menos tempo naquele grupo de piadas no WhatsApp.

Tenho visto gente criativa, produtiva e cheia de responsabilidades usando soluções das mais simples para abrir espaço em seus dias para se relacionar direito com diferentes públicos. O CEO de uma agência de propaganda cancelou todas as newsletters que recebia por e-mail e, da noite para o dia, se viu com tempo extra para clientes, funcionários e fornecedores. Para os momentos de sobrecarga, um empreendedor ambiental criou uma resposta automática com o título “e-mail overflow - excesso de e-mails”. Ele avisa: “Não estou mais conseguindo responder a e-mails de pronto. Peço licença, antecipadamente, para responder sem pressa - o que pode levar até mais de uma semana”. Assim, ganha tempo para fazer uma triagem criteriosa do que precisa de retorno e estabelece prioridades. É preciso achar tempo para dizer “não, obrigado”.

O autor é jornalista,
palestrante e autor dos livros
“Felicidade S.A.” e “De Dentro Para Fora”.


Fonte: Por Alexandre Teixeira
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