Notícias - Gerais

Publicado 14/05/2018

Projeto TAMAR participa da 16ª Semana de Museus

Projeto TAMAR participa da 16ª Semana de Museus

Os Museus da Tartaruga Marinha participam da semana dedicada aos museus brasileiros com programações diversas, atividades especiais e exposições

De 14 a 20 de maio, o Projeto TAMAR tem programação especial durante a 16ª Semana de Museus, uma semana que este ano conta com mais de 1,1 mil participantes que cadastraram 3,2 mil eventos em 489 cidades de 26 estados.

O tema escolhido pelo ICOM 'Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos' convida à reflexão sobre como podemos continuar conectando pessoas com a conservação das tartarugas marinhas, explorando as potencialidades da comunicação digital, incluindo quem não tem acesso.

A conservação das tartarugas marinhas no Brasil conecta oceanos, continentes, ilhas e pessoas há quase 40 anos. Décadas de pesquisa, conservação, educação ambiental, inclusão social e desenvolvimento sustentável que transformaram realidades locais.

As tartarugas marinhas, que antes eram recurso alimentar, hoje valem mais vivas que mortas. O Projeto TAMAR sempre se conectou a muitas pessoas para realizar seu trabalho: pescadores e suas famílias, turistas, empreendedores, comerciantes, artistas. De 1980 para cá, três gerações caminham com o TAMAR: os tartarugueiros, seus filhos e seus netos. Eles viram desde os primeiros 2 mil filhotes devolvidos ao mar até somarem 35 milhões, conquista alcançada em 2018.

Os Museus do TAMAR ou Museus da Tartaruga Marinha preservam, pesquisam e difundem conhecimento, aproximam os diferentes públicos do ambiente marinho e convidam à aventura de proteger as tartarugas. Mostram o trabalho que acontece nas praias, geram renda para as comunidades litorâneas e arrecadam recursos para as ações de conservação e pesquisa. Juntos já receberam mais de 18 milhões de visitantes.

A interação com o público local e visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo acontece em espaços equipados com estrutura e pessoal preparado para sensibilizar sobre ameaças e desafios para a conservação das tartarugas marinhas.

Respeitando a diversidade cultural em cada lugar, alguns deles com acesso limitado à internet, o TAMAR utiliza a ciência, a educação, a cultura e a arte para conectar cada vez mais pessoas com as tartarugas marinhas.

A Semana de Museus é um evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a partir de tema proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Programação TAMAR VITORIA  16ª Semana de Museus
15 a 20/05 - 11h00 e 16h00 - Alimentação interativa das tartarugas marinhas
15 a 20/05 - Orientação e uso do totem multimídia do TAMAR, navegando e descobrindo as tartarugas marinhas
15 a 20/05 - 15h00 - Visita guiada com  monitores.
16 a 20 /05 - Exposição fotográfica
19 e 20/05 - Exposição interativa do “PROJETO CAIMAM”
19/05 e 20/05 - 14h00 - Oficina de reaproveitamento de materiais “Novos mares serviços ambientais”.



Fonte: Assessoria de Imprensa - Projeto Tamar