Loading...

Notícia

Publicado: 18/07/2014 13:42h

Projeto “Leitura para Todos - Sala de Leitura” chega a Vitória

Projeto “Leitura para Todos - Sala de Leitura” chega a Vitória

A capital ganhará 16 Salas de Leitura, com mil livros cada. As obras serão disponibilizadas, gratuitamente, para estudantes e comunidades Depois do sucesso registrado em Vila Velha, onde o Projeto “Leitura para Todos - Sala de Leitura” já conta com 77 espaços, chegou a vez do município de Vitória também receber as minibibliotecas do projeto. Um total de 16 Salas serão implantadas na capital, numa realização da Chocolates Garoto em parceria com a Secretaria de Educação de Vitória e o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento. O objetivo do projeto é incentivar a leitura entre estudantes e comunidades. As Salas de Leitura serão implantadas em 15 escolas da rede municipal de Ensino Fundamental e uma do Projeto Casa do Ler e Saber. As novas Salas A implantação será feita em três etapas. A primeira, um workshop realizado no dia 17 de julho, na fábrica da Garoto, reuniu 70 gestores das instituições que vão receber os espaços para conhecer tudo sobre o Projeto. A segunda será a capacitação de agentes de leitura para serem os "gestores" das Salas. Eles serão escolhidos pelos responsáveis de cada escola e, durante cerca de 40 dias, farão a montagem de todo o material nos espaços. A terceira etapa será a de inauguração das Salas, ainda sem data definida, mas com previsão de se iniciar em setembro. As escolas que receberão as salas de leitura serão contempladas, cada uma, com mil livros educativos que passarão a compor o acervo literário das unidades e estarão disponíveis gratuitamente para consulta e empréstimo. Ao todo são 500 títulos de autores nacionais e estrangeiros, sendo que cada título contará com dois exemplares: um para empréstimo e outro para leitura na própria sala. Além de servir para democratizar a leitura nas regiões onde serão implantadas, as Salas de Leitura também serão uma forma de homenagear um importante autor brasileiro: o poeta e tradutor amazonense Thiago de Mello.

Parceria com a Garoto Desde 2004, a Chocolates Garoto patrocina o projeto, já tendo implantado 127 salas de leitura em todo o Espírito Santo. A iniciativa faz parte dos projetos de responsabilidade social da empresa, chamada plataforma CSV (Creating Shared Value ou Criação do Valor Compartilhado), que visa associar o desenvolvimento sustentável à geração de valor para as comunidades onde a empresa atua. O CSV é composto por três pilares: Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural.

Saiba mais O projeto Sala de Leitura visa viabilizar o acesso ao livro e incentivar a leitura em áreas de baixa renda. O objetivo do projeto é ampliar oportunidades de leitura, facilitando o desenvolvimento de uma visão mais crítica sobre a realidade e contribuir para a formação de novos leitores. Existem, hoje, no Brasil 718 salas, funcionando dentro de escolas, hospitais, associações, instituições culturais, entre outros.  Os livros são de autores nacionais e estrangeiros, com acervo que inclui títulos infantis e infanto-juvenis, obras de ficção, de psicologia, sociologia, auto-ajuda, ciência política, teoria literária, cinema, música, além de biografias e publicações para o ensino de idiomas.

Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras