Loading...

Notícia

Publicado: 23/11/2018 01:00h

Projeto Findes-Sesi cria aliança em prol da promoção da saúde

Projeto Findes-Sesi cria aliança em prol da promoção da saúde

Promover a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores da indústria é uma das premissas do Sesi e do Sistema Findes. E justamente por isso, nasce o “Programa Aliança Saúde Competitividade”, que será lançado no dia 26 de novembro, às 19h, durante a abertura da Semana Prevenir.

O projeto é um acordo entre diferentes agentes para a promoção da saúde com o objetivo de manter a discussão em pauta perenemente no setor industrial, contando com a participação das empresas, instituições de ensino, conselhos e o governo.

Falar sobre saúde e promovê-la é essencial, principalmente nos ambientes de trabalho, em um país que tem 700 mil acidentes de trabalho no ano, ocupando o 4º lugar no ranking mundial. Entre 2012 a 2014, os transtornos mentais e comportamentais foram a terceira maior causa de afastamento de trabalhadores.

Dados apontam ainda que nosso país também é o recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população sofrendo com o problema, ou seja, temos 18,6 milhões de ansiosos. Considerada o mal do século, a depressão atingia 5,8% da população brasileira.

Além disso, 40% da população tem, pelo menos, uma doença crônica não transmissível e mais da metade da população brasileira está com sobrepeso.

Por considerar a saúde um ativo estratégico que gera competitividade, a Findes e o Sesi querem fomentar a discussão da prevenção, levando conhecimento, sensibilizando, mobilizando e ofertando soluções aos seus colaboradores, buscando minimizar ou resolver a perda de produtividade pelos impactos da saúde física, emocional e social dos trabalhadores e sua contribuição para o aumento dos custos em saúde (assistencial e previdenciários).

Principais objetivos do projeto

– Engajar líderes de diversos setores empresariais e governamentais na agenda de segurança e saúde para que sejam temas permanentes e prioritários nas organizações;
– Orientar a sociedade a formar cidadãos que tenham a compreensão da necessidade e dos ganhos de comportamentos seguros e saudáveis;
– Apoiar e conscientizar os trabalhadores sobre seus papéis intransferíveis na promoção da integridade de sua própria saúde e segurança.

Prêmio Sesi de Boas Práticas

A noite do dia 26 de novembro também será marcada pela entrega do “Prêmio Sesi de Boas Práticas”, que reconhece e valoriza as iniciativas de melhoria na prevenção de acidentes e promoção de saúde no trabalho.

Concorrem ao prêmio pequenas, médias e grandes indústrias, além de prestadores de serviço. As três empresas com as melhores práticas em cada modalidade.
O 1º lugar de cada modalidade receberá troféu e placa de reconhecimento para a equipe autora do trabalho. O 2º e 3º lugar receberão placa de reconhecimento.

Serviço

Lançamento Programa Aliança Saúde Competitividade
Data: 26 de novembro
Hora: 19h
Local: Salão da Indústria, sede Sistema Findes, 1º andar


Fonte: Unidade de Comunicação Integrada (UCI) - Findes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras