Loading...

Notícia

Publicado: 15/10/2019 14:50h

Programa que auxilia longevidade das empresas familiares será lançado em Vitória nesta quinta

Programa que auxilia longevidade das empresas familiares será lançado em Vitória nesta quinta
Atividades do Programa Próxima Geração (PPG) envolvem conhecimento de novas práticas e contato dos sucessores com diferentes realidades

Nas empresas familiares, os herdeiros são responsáveis pela longevidade do negócio, o que exige preparar as futuras gerações para assumir posições de liderança. Entretanto, muitos herdeiros consideram como garantidas as posições executivas, como se elas estivessem aguardando por eles. Como consequência, não se preparam efetivamente, assumindo sem as devidas competências as posições estratégicas, levando, muitas vezes, ao insucesso e não continuidade dos negócios através das gerações.

Com o objetivo de preparar os sucessores, será lançado em Vitória nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, a partir das 8h, no auditório da Rede Gazeta, o Programa Próxima Geração (PPG). O programa busca auxiliar o processo de sucessão, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens herdeiros. O PPG terá duração de 12 meses, com início previsto em janeiro de 2020.

“Os herdeiros terão a oportunidade, ao longo do programa, de aprimorar a capacidade de adaptação aos ambientes corporativos, que, nos dias de hoje, estão em constante mudança, além de atualizar o conhecimento técnico e comportamental”, ressalta a psicanalista e consultora Danielle Quintanilha, que é responsável pelo projeto ao lado do especialista em governança corporativa Adriano Salvi. No programa, os herdeiros também receberão feedbacks sistemáticos do gestor que os acompanhará e serão orientados quanto a outros aspectos considerados relevantes, como visão do negócio, proatividade e comprometimento com os resultados.

Danielle Quintanilha ressalta que o herdeiro será alocado em um ambiente de trabalho em que aprenderá, na prática, a se relacionar com colegas e gestores, a conquistar o seu espaço, a ter iniciativa e a ser reconhecido por suas próprias competências e realizações. Segundo ela, as empresas familiares representam cerca de 90% dos negócios em economias livres do mundo e geram dois terços dos empregos formais do Brasil. Apesar disso, só 30% destes negócios sobrevivem à segunda geração da família e apenas 5% conseguem chegar à terceira geração.

Para participar do programa é necessário ser membro de empresa familiar e ter entre 20 e 30 anos. O interessado deverá efetuar o cadastro de solicitação de participação, para que seja inserido na etapa de seleção do PPG. As vagas são limitadas e os que fizerem a inscrição até o dia 31 de outubro ganham 5% de desconto. Para mais informações: (27) 3325-3008, WhatsApp (27) 98129-4840 ou contato@utzsolucoes.com.br.

Benefícios oferecidos pelo PPG

O networking é um dos destaques do PPG, permitindo conhecer outros herdeiros e a troca de experiências. Além disso, proporciona ao participante a oportunidade de ter contato com estratégias e técnicas diferentes de administração, o que possibilita o reconhecimento e a valorização de boas práticas para levar melhorias à empresa da família.

“A partir do diálogo com líderes e empresários e a proximidade com diferentes perspectivas e referências, o herdeiro começará a conquistar o seu espaço por meio de relações, a exercer suas competências e ser reconhecido por seus próprios êxitos. As competências do participante serão destacadas e aperfeiçoadas, possibilitando que ele faça escolhas mais autônomas e seguras em sua carreira, para desenvolver habilidades de lidar com gestão de conflitos e mudanças no ambiente organizacional”, afirma Danielle Quintanilha.

Etapas para o aprimoramento

A primeira etapa do Programa ocorre de janeiro a dezembro de 2020. Os herdeiros serão alocados conforme o perfil e de acordo com as oportunidades ofertadas pelas empresas apoiadoras do PPG, levando em conta, ainda, a ordem de inscrição. Em seguida, há o mapeamento do perfil comportamental e a identificação de interesses, de potencialidades e de pontos fortes a serem desenvolvidos.

É feita, então, uma devolutiva de análise de perfil, com o objetivo de estimular o autoconhecimento, as reflexões e a identificação de ações para desenvolvimento. Nessa fase, também se constrói o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e é feito o levantamento de elementos para o trabalho de mentoria e para melhor direcionamento da carreira.

Para trabalhar de forma mais ampla o conceito de responsabilidade, será realizado um Hackathon Social, maratona com 60 horas de vivência com ferramentas de gestão e inovação, tendo como base a temática das questões sociais.

Na segunda etapa, que compreende o período entre fevereiro e dezembro de 2020, serão realizados oito módulos com conteúdos selecionados a partir benchmarking e estudos sobre empresas familiares. Os temas escolhidos envolvem as maiores carências identificadas no ambiente corporativo.

Ao final do PPG, o participante fará um registro da sua experiência e irá compartilhá-la com os demais. Ele também deverá destacar, a partir da sua vivência no Programa, as questões que entender serem relevantes e que contribuirão para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O jovem será estimulado a trazer suas reflexões sobre ferramentas, práticas e aspectos comportamentais, com o objetivo de contribuir para a longevidade da empresa da família.

Segunda edição do livro “Famílias Empresárias... Vamos dialogar?”

Na apresentação do PPG, na próxima quinta-feira, dia 17 de outubro, Danielle Quintanilha lançará a segunda edição do livro “Famílias empresárias... Vamos dialogar?”. A obra propõe o diálogo como ponto de partida para a busca de novos caminhos e soluções que possam trazer benefícios reais para todos, alicerçado na ética, no respeito e no amor.

Fonte: Contatus Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras