Loading...

Notícia

Publicado: 24/07/2019 00:00h

Prodest viabiliza acesso a documentos digitais de veículos no ES

Prodest viabiliza acesso a documentos digitais de veículos no ES

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) já pode ser acessado gratuitamente no tablet e no celular. Isso é possível graças à parceria do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), o Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O documento digital está disponível juntamente à CNH Digital no aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’ (CDT). Para ter acesso à versão eletrônica do CRLV, o veículo deve estar licenciado no exercício atual, ou seja, da mesma forma que o documento impresso, que continuará a ser emitido pelo Detran. O CRLV Digital somente será disponibilizado após a quitação dos débitos relativos ao Licenciamento Anual do veículo. Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV apresenta as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. 

O Prodest participou do processo para viabilizar o acesso a esse documento digital no Estado. De acordo com o subgerente de Atendimento a Clientes, Thiago Wotikoski Lourenço, a autarquia desenvolveu as transações de integração com a base nacional, gerenciada pelo Denatran, para o envio das informações necessárias para validar o CRLV Digital no Espírito Santo. 

“Esse projeto contou com uma participação importante de alguns funcionários que utilizaram a infraestrutura do DetranNet, sistema que controla toda a frota e serviços de veículos no ES”, explicou Thiago Lourenço. “Tornar mais simples a vida do cidadão é um dos grandes benefícios proporcionados pela tecnologia. Com certeza, o CRLV Digital é uma medida importante para dar mais comodidade aos motoristas”, acrescentou o presidente do Prodest, Tasso Lugon. 

Veja como acessar *
Para obter os documentos eletrônicos aceitos pelo Detran|ES, faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play e App Store. 

Depois, faça o cadastro no aplicativo
Então, o usuário recebe um e-mail e deve clicar no link para ativar o cadastro. * Após a ativação, faça o login no aplicativo e clique em “adicionar documento”, que será a CNH ou CRLV digitais. 

Após o cadastro
Para validar o CRLV digital, informe o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo - CRV (antigo DUT). 

Por último
Insira o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizado o CRLV Digital no dispositivo móvel. O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado.

A CRLV Digital pode ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet. 


Fonte: Prodest
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras