Loading...

Notícia

Publicado: 01/09/2015 20:01h

Presidente do Sistema Findes participa de evento internacional de Sustentabilidade

Presidente do Sistema Findes participa de evento internacional de Sustentabilidade

Debater estratégias corporativas que reduzam a emissão de gases do efeito estufa, analisar e gerenciar os riscos climáticos e construir caminhos para o desenvolvimento sustentável. Estes são alguns dos objetivos do CNI Sustentabilidade 2015, evento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (03). O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, também presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (Coema), representará a CNI no encontro.

Neste ano, o CNI Sustentabilidade terá como tema central as “Mudanças Climáticas”, abrindo espaço para análises comparativas entre países e setores industriais, com a presença de diferentes especialistas. Acordos internacionais e experiências de outros países serão estudados pelo grupo. Em pauta, questões como recursos hídricos, gestão de resíduos, energia, biodiversidade, florestas, saúde e segurança no trabalho, educação para a sustentabilidade, entre outros.

Para o presidente do Coema e do Sistema Findes, o desafio do encontro é conciliar competitividade e sustentabilidade. “A indústria nacional vem perdendo participação no Produto Interno Bruto brasileiro nos últimos 30 anos e vive hoje um momento desafiador. Precisamos ampliar a produtividade e a competitividade da nossa indústria, mas não podemos fazê-lo a todo custo. É preciso inovar, com métodos mais eficientes de uso de água e energia, aliando desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental”, destaca.

Guias de Baixo Carbono Na última semana, a Confederação Nacional da Indústria, por meio do Coema, lançou quatro publicações com orientações para empresas que desejam reduzir emissões de gases de efeito estufa. Os manuais “Estratégias Corporativas de Baixo Carbono” oferecem um passo a passo para indústrias de quatro setores: elétrico e eletrônico; tecidos e confecções; produtos de limpeza; e mineração. Somados, os setores representam 3,4% do PIB nacional.

As publicações, destinadas a gestores das áreas de meio ambiente, trazem orientações para medição das emissões de gases, avaliação de riscos e oportunidades, implementação de ações e envolvimento de funcionários, acionistas clientes e fornecedores nas estratégias de redução das emissões. Também há relatos de práticas adotadas por empresas e possíveis caminhos para a inserção do tema mudanças climáticas nas organizações.

Os interessados podem baixar os arquivos na página da CNI: http://migre.me/ro7OH Fonte: Assessoria de Comunicação Findes

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras