Loading...

Notícia

Publicado: 11/12/2014 21:37h

Orquestra Camerata Sesi e Coro da Fames apresentam o clássico “Messias” nesta segunda-feira (15)

Orquestra Camerata Sesi e Coro da Fames apresentam o clássico “Messias” nesta segunda-feira (15)

A Orquestra Camerata Sesi promove mais uma apresentação da série “Sesi Música Clássica” com a execução do consagrado oratório “Messias”, de Händel. O concerto, que acontece nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, às 20h, no Teatro do Sesi de Jardim da Penha, em Vitória, contará com o acompanhamento do coro da Fames – Faculdade de Música do Espírito Santo. Entrada franca.

O repertório da noite desta segunda-feira será o famoso Oratório “Messias”, do compositor alemão George Frederich Händel. A obra inteira contém 51 movimentos em três partes, no que resulta em uma épica apresentação de mais de duas horas. Foi composta a partir de um argumento de Charles Jennens e teve sua estreia na Páscoa de 1742. “Trata-se de uma obra eterna”, diz o maestro regente da Camerata, Leonardo David. “Ela apresenta a vida de Jesus, desde seu anúncio profético, nascimento, vida e ministério; culminando na segunda parte, que relata sua paixão, com o famoso Aleluia – este, um capítulo à parte. A terceira parte da obra descreve a redenção do ser humano a partir da obra do Messias”, completa.

Mas porque “Messias” é tão especial? Leonardo David explica: “Penso que uma das razões é a história de seu autor e de como a obra foi composta. G.F. Händel, alemão de nascimento, mudou-se para a Inglaterra antes dos trinta anos, onde conheceu sucesso, fama e dinheiro, porém desleixou da herança cristã que recebeu em casa. Aos 58 anos de idade, falido e angustiado, Handel clamou por ajuda divina. E ela veio através de uma encomenda do Duque de Devonshire, um lorde responsável por algumas casas de caridade na Irlanda”

De acordo com Leonardo David, na mesma época o compositor recebeu um pacote de Jennens com a seguinte inscrição "O Senhor me encarregou de entregar-te" – era uma seleção de textos bíblicos separados para um oratório a ser escrito. “Händel entendeu que era a resposta de Deus às suas orações e se pôs a escrever. Por 24 dias Handel esteve trancado, jejuando, compondo e cantando. E é o próprio compositor quem afirma que neste período acredita ter visto Deus. Então, como resultado apresentou-nos ‘Messias’”, finaliza o regente da Camerata Sesi.

*Contato p/ entrevistas sobre a Orquestra Camerata Sesi : (27) 9 8150-6600 – Leonardo David (regente da Orquestra Camerata Sesi)

Serviço: Orquestra Camerata Sesi - Série “Sesi Música Clássica” com “Messias”, de Händel Participação especial do Coro da Fames Dia: 15 de dezembro Horário: 20h Solistas: Rosiane Kill, soprano Priscila Aquino, contralto Dayvisson Martins, tenor Paulo Roberto Nunes, baixo Local: Teatro do Sesi de Jardim da Penha - Rua Tupinambás, 242, Jardim da Penha. Vitória-ES Entrada franca *Não é necessária a retirada antecipada de convites. Classificação etária: livre Informações: (27) 3334-7300/ 3334-7307/ 3334-7312 www.sesi-es.org.br Realização: Sesi Cultura-ES

Fonte: Assessoria de Imprensa do SESI Cultura-ES

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras