Loading...

Notícia

Publicado: 10/08/2017 00:00h

OportunidadES abre inscrições para cursos gratuitos em Vitória

OportunidadES abre inscrições para cursos gratuitos em Vitória

Já estão abertas as inscrições para a segunda oferta de cursos de qualificação profissional na capital capixaba

Moradores da capital do Estado que possuem mais de 16 anos podem se capacitar para o mercado de trabalho com os cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos pelo projeto OportunidadES. O município de Vitória recebe a segunda oferta de cursos do projeto com 510 vagas em 17 áreas. As inscrições, que tiveram início nesta quinta-feira (10), podem ser realizadas no site www.oportunidades.es.gov.br até o dia 20 de agosto. Desta vez as aulas serão aplicadas em novo local: na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Fernando Duarte Rabelo, no bairro Santa Helena.

Aprender a customizar roupas, trabalhar como almoxarife, camareira, cuidador de idosos, decorador de festas, porteiro e desenhista de moda são algumas opções dos cursos ofertados. Todas as aulas serão ministradas no turno da noite, com 40 horas de duração no total. A lista de aprovados será divulgada no site do OportunidadES no dia 24 de agosto.

O projeto é realizado pelo Governo do Estado e desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Em apenas três meses, o projeto se tornou um sucesso com mais de 20 mil vagas já ofertadas, com objetivo de alcançar 40 mil até o final do ano.

“De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a tendência do ano de 2017 é que a parcela de profissionais autônomos no Brasil chegue a 42% do número total de ocupações no mercado. Por isso, estamos levando cursos gratuitos para a população adquirir conhecimento, incentivando a busca pelo empreendedorismo a fim de gerar renda”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Inscrições
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.oportunidades.es.gov.br e preencher corretamente o formulário. As inscrições terminam no dia 20 de agosto.

Aulas
As aulas serão realizadas Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Fernando Duarte Rabelo, no bairro Santa Helena, em Vitória. Todos os 17 cursos serão realizados no período noturno com carga horária de 40h.

Confira na tabela:
 
Requisitos
Conforme destaca o edital, a classificação será realizada por meio de ordem de inscrição. É necessário possuir idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde o curso irá acontecer. 

Certificação
Os certificados serão ofertados pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.


Fonte: Assessoria de comunicação da Secti
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras