Notícias - Gerais

Publicado 30/06/2016

NetGlobe aponta crescimento do mercado de videocolaboração em nuvem como solução eficiente para PMEs

NetGlobe aponta crescimento do mercado de videocolaboração em nuvem como solução eficiente para PMEs

Aumento do interesse pela solução reduz custos e amplia produtividade por meio do sistema de colaboração em vídeo

A crise econômica atual faz com que empresas busquem soluções inteligentes para reduzir seus custos e operações, a fim de otimizar seus serviços. Prova disso é o mercado de pequenas e médias empresas (PME), que para manter sua eficiência em um cenário tão competitivo, não quer perder tempo nem elevar seus gastos com viagens de executivos para reuniões.

Durante 12 meses, o instituto de pesquisa Aberdeen realizou um estudo com 380 companhias e descobriu como a videocolaboração e a telepresença têm beneficiado as empresas mundo afora. Entre os principais valores associados ao uso dessas tecnologias, a redução no custo em viagens foi o mais citado (72%).

Isso justifica o crescimento da adoção da solução Video Cloud, da NetGlobe, que tem se mostrado muito efetiva. Trata-se de um conjunto de soluções de conferência e colaboração oferecidas no modelo “como serviço” (SaaS e IaaS) em uma plataforma que permite conectar pessoas usando qualquer dispositivo e lugar com acesso à Internet.

"Tivemos um crescimento de 30% apenas no primeiro trimestre de 2016 - superando todas as expectativas - o que mostrou que o mercado de PMEs têm se adequado a uma nova realidade, em que custo, simplicidade da tecnologia e excelência do serviço são fundamentais. Nós conseguimos ajustar esses fatores na medida, e o cliente entendeu que com a solução NetGlobe Video Cloud ele consegue estender os benefícios da tecnologia de comunicação por vídeo para toda sua companhia", afirma Renato Batista, CEO e fundador da NetGlobe.

A Aliansce Shopping Centers é um dos clientes beneficiados com a solução. “A colaboração e troca de informações são palavras de ordem para nosso TI. Adotamos salas de videoconferência em nossa sede, com a bem sucedida parceria com a NetGlobe através do NetGlobe Video Cloud e assim conseguimos alcançar e nos conectar com todos os nossos colaboradores e parceiros dentro e fora do Shopping”, afirma Marllos Reis, Gerente de Infra de TI. “Por meio do Video Cloud, economizamos em viagens e em tempo de deslocamento, o que é essencial para elevar a nossa produtividade e reduzir nossos custos”, conclui.

Segundo pesquisas do IDC, há um forte crescimento da adoção das tecnologias de conferência e telepresença em todo o mundo. Só no segundo trimestre de 2015, as vendas desta tecnologia aumentaram 21%. Os sistemas profissionais de telepresença ficaram conhecidos em uma época anterior à crise, na qual os executivos trocavam suas viagens de negócios por salas imersivas, de alta tecnologia, porém estes sistemas eram caros no início – além da construção das salas, a largura de banda exigida para as reuniões era elevada.

No entanto, hoje, os custos com banda larga diminuíram significativamente e as empresas passam a contar com soluções mais custo-eficientes tecnologicamente, o que voltou os olhos do mercado para estas soluções.

“Quando a videocolaboração está baseada em uma sala você acaba por restringir seu uso e, a partir do momento em que você populariza, por meio de computadores e dispositivos móveis, como tablets e smartphones, você oxigena seu grupo de trabalho e otimiza os ganhos”, diz o executivo. “Tentamos oferecer mais por menos com um modelo de contratação flexível que atende demandas de baixa, média e alta complexidade. Para uma empresa que deseja iniciar o uso da colaboração por vídeo, o acesso a nuvem pública é o melhor caminho. No caso de empresas que utilizam a tecnologia de videoconferência tradicional e precisam inovar, o mais indicado é a nuvem privada com concierge e suporte 24x7, adicionado pelo centro de operações vNOC”, conclui.

Esta tecnologia hoje é usada tanto na colaboração de equipes quanto no âmbito de atendimento ao cliente, no qual o NetGlobe Video Cloud oferece uma nova maneira de desenvolver SAC por vídeo, atendimento jurídico especializado, ações de video call center e até engajamento em respostas mais humanas, via vídeo, a consumidores insatisfeitos que comentam nas redes sociais.

Mais do que uma solução em momentos de crise, as tecnologias de videoconferência se voltam aos CIOs e gestores de negócios que visam, cada vez mais, aumentar a colaboração com todos os agentes dos seus negócios – sejam eles internos ou externos. O modelo de terceirização, como o NetGlobe Video Cloud, torna este mercado ainda mais competitivo e procurado.

Sobre a NetGlobe

A NetGlobe é uma empresa especializada em conectar pessoas, por meio da colaboração por vídeo, oferecendo maior agilidade e produtividade às empresas, há mais de 15 anos. Tendo entre seus clientes empresas que buscam inovação no modo de se comunicar com seus times e clientes, a NetGlobe desenvolveu um serviço exclusivo que entrega experiências marcantes aos usuários com um modelo de contratação flexível e um suporte 24x7, além de atendimento trilíngue por meio do seu Centro de Operações vNOC. A NetGlobe está presente em todo território nacional e também em mercados que demandam inovações tecnológicas e liderança criativa. Anualmente, a empresa investe cerca de 1 milhão de reais em inovação. Saiba mais em: www.netglobe.com.br

Fonte: about.com