Loading...

Notícia

Publicado: 09/01/2017 16:14h

Morcego: agentes de endemias farão bloqueio contra raiva em três bairros

Morcego: agentes de endemias farão bloqueio contra raiva em três bairros
Após recolher um morcego com resultado positivo para o vírus da raiva no bairro Santa Lúcia, os agentes de combate às endemias e auxiliares de veterinária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vão realizar, nesta terça-feira (10), uma ação preventiva de bloqueio vacinando cães e gatos.

Dezesseis agentes vão atuar em duplas e visitar as casas num raio de 500 metros do quintal da residência onde foi encontrado o animal. A ação será realizada das 7 às 13 horas, abrangendo áreas dos bairros Barro Vermelho, Praia do Canto e Santa Lúcia.

Nesta semana, a equipe de Educação em Saúde do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) também realizará abordagens educativas em locais de grande movimentação, empresas e comércios, para divulgação do caso e orientação da população local sobre os riscos da doença, a identificação de novos focos e as medidas de proteção/prevenção.

Raiva
A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, arranhadura e lambedura.

Segundo a coordenadora técnica do CVSA, Clara Scarpati, é importante que os moradores recebam os agentes, que estão uniformizados e portando crachás, para a realização da vacinação. Os animais que já receberam a vacina na campanha de vacinação antirrábica passada não serão imunizados. 

"Caso encontre algum morcego vivo ou morto, em situação anormal (por exemplo, caído no chão, pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama ou à luz do dia que adentre residências), não toque no animal e ligue imediatamente para o Fala Vitória 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo, utilizando panos, caixas de papel e baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que a equipe do CVSA realize o recolhimento", orienta a coordenadora.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Vitória - ES
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras