Loading...

Notícia

Publicado: 11/10/2016 00:00h

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior realiza treinamento para exportação, na Findes

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior realiza treinamento para exportação, na Findes

O treinamento faz parte do Plano Nacional da Cultura Exportadora e integra um ciclo de ações realizadas para empresas de pequeno porte em todo o país

Estimular a competitividade e promover a cultura exportadora, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em comércio exterior. Estes são os objetivos do Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte, que acontece nos dias 20 e 21, no Edifício Findes, em Vitória.

Uma realização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Sebrae/ES e a Findes, a capacitação é gratuita, com limite de 30 vagas e carga horária total de 16h.

“Esse treinamento faz parte do projeto Rede Agente, criado pelo MDIC para as empresas de pequeno porte no ano de 2000, e que, por sua vez, integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora. Trata-se, portanto, de uma ação contínua do governo federal para estimular a competitividade e promover a cultura exportadora junto às empresas de pequeno porte que sejam iniciantes no comércio exterior”, explica o coordenador-geral de Programas de Exportação da Secex, Eduardo Carlos Weaver.

“Durante o treinamento, nós mostramos todos os conceitos sobre comércio exterior, introduzimos as ferramentas governamentais de apoio, reunimos as instituições parceiras e apresentamos todos os fundamentos para que a empresa possa comercializar seus produtos fora do Brasil”, detalha Eduardo. “O empresário poderá participar, por exemplo, de uma simulação completa do ambiente de comércio exterior, incluindo pesquisas de mercado, os aspectos gerais de cada país que seja um potencial comprador, os sistemas tarifários e a adequação de seu produto ao mercado-alvo, entre outras ações. É importante frisar que, feito o treinamento, há um acompanhamento permanente em cada Estado por parte das instituições parceiras locais para a evolução de suas empresas no comércio exterior”, completa o coordenador-geral.

Sobre o Espírito Santo em particular, Eduardo Carlos Weaver enfatiza o enorme potencial capixaba, bem como os setores que já possuem forte penetração no mercado internacional. “O Espírito Santo já possui forte inserção internacional nos setores de rochas ornamentais, alimentos, confecção e mineração, entre outros. Trata-se de um Estado com vocação internacional, por estar muito bem localizado e contar com boa estrutura logística”, destaca Weaver. “A partir do Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte, poderemos inserir mais empresas no comércio internacional, incluindo outros setores que ainda possuem negócios tímidos com outros países”, conclui.

As inscrições devem ser realizadas por meio do portal eventos.sistemafindes.org.br.


Fonte: Assessoria de Comunicação Findes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras