Loading...

Notícia

Publicado: 24/05/2018 16:49h

Mineradora vai exportar lítio pelo Porto de Vitória

Mineradora vai exportar lítio pelo Porto de Vitória

Entre os próximos meses de junho e julho, a Sigma Mineração S/A, empresa brasileira localizada no Vale do Jequitinhonha (MG), dá mais um importante passo para a inserção do Brasil na cadeia de produção de lítio. Num fórum sobre o assunto, na última sexta-feira (18), em Foz do Iguaçu, Paraná, o presidente da Sigma, Itamar Resende anunciou que a produção estimada em 220 mil toneladas/ano de concentrado de lítio, será exportada pelo Porto de Vitória, a partir de 2020.

Para Itamar Resende, a produção de lítio da jazida próxima às regiões de Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha, colocará a empresa como player mundial importante na produção do mineral utilizado para a fabricação de baterias. O lítio é comumente utilizado nas baterias de smartphones e veículos elétricos. 
 
Estudos

Após quatro anos de estudos e prospecção das reservas, a companhia irá instalar sua planta-piloto, que permitirá iniciar os primeiros testes com o minério. As amostras para análise começam a ser extraídas em meados de agosto deste ano. As próximas etapas serão a instalação da planta definitiva, em 2019, e, finalmente, a produção para fins comerciais, prevista para 2020. A planta-piloto terá capacidade para processar aproximadamente 10 toneladas de minério por hora.

O anúncio da produção e exportação foi divulgado neste final de semana nos principais jornais e sites jornalísticos especializados do país.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Codesa
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras