Loading...

Notícia

Publicado: 16/04/2021 18:09h

Mineração Serra Verde firma acordos para comercializar produção de terras raras a partir de 2022

Mineração Serra Verde firma acordos para comercializar produção de terras raras a partir de 2022
A Mineração Serra Verde fechou acordos com líderes do mercado global para o fornecimento de concentrado de terras raras assim que iniciar a sua operação no projeto em Minaçu, Goiás, nos primeiros meses de 2022. A informação foi confirmada pelo vice-presidente executivo da Mineração Serra Verde, Luciano Borges, durante o primeiro dia de programação do V Seminário Brasileiro de Terras Raras, realizado pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O projeto de terras raras da Mineração Serra Verde caminha para se tornar o primeiro empreendimento de classe mundial para a produção desses minerais no Hemisfério Ocidental. Em 2020, a companhia anunciou melhorias no processo produtivo, permitindo a reciclagem total da água e dos reagentes utilizados para extrair e concentrar as terras raras contidas em seu minério, bem como a eliminação do uso de ácidos comumente empregados na extração de terras raras por lixiviação.

Com isso, conseguiu eliminar, também, a necessidade de uma barragem de rejeitos, já que toda água resultante do processo e os demais são 100% reciclados no processo, permitindo a geração apenas de resíduos sólidos e inertes, conferindo mais sustentabilidade e segurança à operação.

Para Luciano Borges, o objetivo é ter uma operação ambientalmente amigável, socialmente responsável e com posicionamento competitivo no mercado global. "Ancorado nesses pilares, de respeito ao meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa, somos o único projeto no mundo com condições reais de atender ao rápido crescimento da demanda por terras raras em curto prazo. E temos expectativa de alcançar de 5% a 6% do market share do mercado global ainda na primeira fase da operação", afirma Luciano Borges.

A construção do projeto da Mineração Serra Verde em Minaçu está prevista para ser concluída até o fim de 2021. A futura mina terá capacidade para produzir 7 mil toneladas por ano de concentrado de terras raras, com vida útil estimada em 24 anos.

Conjunto de 17 elementos da tabela periódica, as terras raras são produzidas e consumidas majoritariamente na China, que detém 90% da produção mundial. Nos últimos anos, o país impôs restrições de exportação, reservando sua produção para o mercado interno, o que aumenta ainda mais a procura por esses minerais no mundo. São insumos para indústrias de alta tecnologia, ligadas à energia limpa e à telemobilidade, tais como: lasers de aplicação industrial e médica; equipamentos de tomografia, cerâmicas e ligas metálicas especiais; e super-ímãs, para a produção de veículos elétricos e turbinas eólicas.

Fonte: ML&A Comunicações
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras