Loading...

Notícia

Publicado: 20/03/2018 12:35h

Microcrédito: o primeiro passo para a inclusão produtiva

Microcrédito: o primeiro passo para a inclusão produtiva

As iniciativas de empréstimos de pequenos valores, o que conhecemos atualmente como microcrédito, são soluções de crédito que datam de vários séculos atrás, inicialmente relacionadas às atividades de comércio e agricultura.
 
“O microcrédito passou a ser percebido como mecanismo de redução da pobreza. Apesar da efetividade desse crédito para redução da pobreza não ser consenso, percebe-se que diversas iniciativas tiveram impactos importantes nas comunidades que tiveram acesso a esse tipo de crédito”, destaca Aroldo Natal, diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
 
Com cerca de R$ 700 milhões financiados em quase 15 anos, o Programa Nossocrédito vem proporcionando oportunidades de crescimento e dinamizando a economia dos municípios capixabas. Foram mais de 125 mil contratos firmados nesse período.
 
Apoiando principalmente atividades produtivas relacionadas ao comércio, o Nossocrédito permite que pequenos empreendedores, inclusive autônomos, e associações possam melhorar seus negócios com pequenas reformas como pinturas, produção e instalação de letreiros, compra de equipamentos, de ferramentas e de matérias-primas. O Programa também permite o financiamento de capital de giro. 
 
Uma ideia, uma realidade
 
Criado em 2003 pelo Governo do Estado, o Nossocrédito facilita o acesso ao crédito para empreendedores formais e informais dos setores de produção, comércio e serviços que teriam dificuldades no mercado convencional. Os financiamentos são investidos em salões de beleza, oficinas mecânicas, marcenarias, lojas e outros pequenos negócios de todo o Espírito Santo.
 
“Esse resultado confirma o potencial para crescimento e desenvolvimento dos nossos empreendedores. O pequeno e o micro empresariado estão buscando formas de investir e de aprimorar seus negócios”, destaca o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti.
 
Quem pode
 
Fruto de uma parceria entre o Bandes, Banestes, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), prefeituras e Sebrae-ES, o  Nossocrédito atende a pessoa física ou jurídica com renda bruta menor que R$ 240 mil no último ano. É preciso, também, apresentar avalista e ter o nome limpo no Serasa e no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). É necessário mais de seis meses de experiência na área, no setor formal ou informal, e residir no mesmo município há mais de dois anos.
 
Os interessados no crédito podem procurar as agências do Programa em todos os municípios do Estado. Os endereços e telefones das agências Nossocrédito podem ser acessados no site do Bandes: www.bandes.com.br, ou pelo Bandes Atende: 0800 283 4202.
 
Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras