Loading...

Notícia

Publicado: 17/01/2019 18:42h

Metade das empresas familiares não planeja sucessão

Metade das empresas familiares não planeja sucessão
Herdeiros iniciam nesta semana capacitação para assumir os negócios da família, em Vitória
 
No Brasil, 45% das empresas familiares não têm um plano de sucessão, de acordo com dados da PwC (PricewaterhouseCoopers). Segundo o consultor da Vix Partners Adriano Salvi, esse dado justifica o alto índice de fechamentos de empresas após a troca de comando. Apenas 30% dos negócios sobrevivem à segunda geração e somente 15% passam para a terceira.

O consultor explica que o início da preparação do herdeiro deve ocorrer ainda na infância para que o negócio alcance longevidade no mercado. “Na juventude, essa qualificação tem de ser intensificada. É necessário que o herdeiro e futuro sucessor tenha experiências que testem as suas capacidades e façam com que ele aprimore as suas habilidades como líder”, afirma.

Essa é a proposta de um programa de desenvolvimento de herdeiros que terá início nesta semana em Vitória. Um grupo de 9 jovens de 21 a 30 anos vai iniciar uma capacitação para aprimorar sua capacidade de ser um bom futuro sócio ou gestor do negócio da sua família. O projeto, que tem duração de um ano, tem como objetivo preparar os participantes para que possam assumir empresas futuramente.

Nesse período, eles participarão do desenvolvimento de projetos sociais, mapeamento do perfil comportamental, identificação de interesses, acompanhamento individualizado e estudos dirigidos.

Workshop e intercâmbio

A primeira atividade consiste em um workshop que será realizado neste sábado (19), durante todo o dia. No encontro, serão abordados os principais tópicos a serem desenvolvidos ao longo do programa. Entre os assuntos estão inovação, empreendedorismo, cenários e tendências, comunicação assertiva, gestão e governança.

Segundo Adriano Salvi, que é um dos coordenadores do programa, a iniciativa vai contribuir para a o aumento da performance de longo prazo e longevidade das empresas capixabas.

Alguns participantes ainda vão fazer um intercâmbio, atuando nas empresas que estão apoiando o projeto: Wine, Estel, Apex Partners, Grupo Boa Praça, Grupo Litoral, Grupo Orletti, Imetame, Placas do Brasil, Time-Now, Extrabom e Biancogres.

Sobre a Vix Partners

A Vix Partners é uma empresa altamente capacitada e especializada em negócios familiares. Seu trabalho estratégico e abrangente de Governança Corporativa apoia a melhoria dos processos gerenciais das organizações, contribuindo com seu fortalecimento e sua evolução.

Fonte: Vera Caser Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras