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Publicado: 17/10/2016 11:45h

Maturidade do Marketing Digital Está Atrasada nas Empresas, Atesta Pesquisa da Progress

Maturidade do Marketing Digital Está Atrasada nas Empresas, Atesta Pesquisa da Progress
 
Mais de 700 profissionais de marketing foram entrevistados em todos os mercados e tamanhos de empresas para determinar o nível de sofisticação dentro de suas operações de marketing digital

Progress (NASDAQ: PRGS) acaba de anunciar os resultados do "Digital Marketing Maturity: The Results Are In", um estudo global encomendado para determinar o nível de sofisticação nas operações de marketing digital. Conduzido pela Dimensional Research, a pesquisa envolveu 700 entrevistados e posicionou como "intermediário" o nível de maturidade do marketing digital nas empresas pesquisadas. A pesquisa usou como métrica a escala de maturidade do marketing digital que é definido pelo Digital Marketing Maturity Guide, um guia que ajuda as empresas a determinar o estágio de sofisticação atingido por suas operações de marketing digital.

Empresas com marketing mais avançado, que já fazem o alinhamento entre tecnologia e processos, e que conseguem analisar dados de interação com o cliente de forma centralizada são as que têm um nível mais alto de maturidade de marketing digital, tornando-se mais aptas a  transformar digitalmente seus negócios. 

Com 80% dos entrevistados relatando que processos manuais ainda são necessários para os seus sistemas funcionarem corretamente, a pesquisa mostra que há muito trabalho a ser feito para aumentar os níveis de maturidade do marketing digital. Tal resultado vem a confirmar uma outra pesquisa recente da Progress, em que 62% dos entrevistados disseram que estavam em posição de "negação" sobre a necessidade de se transformar digitalmente.

"À medida em que as tecnologias evoluem e os processos são digitalizados, a própria função do marketing e da experiência do cliente passa a ser  transformada. Se esta transformação é eficaz depende muito da maturidade digital", disse Svetozar Georgiev, Vice-Presidente Sênior de Plataformas de Aplicação  da Progress. "Com base em nossos resultados, é claro que as organizações necessitam otimizar, integrar e automatizar seus sistemas, além de demandarem uma verdadeira plataforma de análise para tirar proveito de grandes dados e, a partir daí, gerar conversões de negócios. A implementação destas mudanças também lhes permitirá suportar  verdadeiramente iniciativas de transformação digital de negócios."

As principais conclusões do estudo incluem:

• Aprofundamento da integração de sistemas é necessário: As empresas estão investindo em tecnologia para impulsionar os negócios. Mas estas iniciativas serão muito mais bem sucedidas se elas alavancarem esses sistemas para a construção de uma visão holística do negócio. 63% dos entrevistados relataram que tinham dois ou três sistemas integrados em um processo descontínuo, enquanto 60% afirmaram ter a mesma quantidade integrada em tempo real.

• Processos manuais ainda são a norma: Um total de 56% das empresas  responderam "Alguns ou Nenhum" a respeito de quais dos seus sistemas de marketing estão  integrados e compartilhando dados, enquanto 80% relataram ser necessários processos manuais para os sistemas funcionarem corretamente. Para atingir um nível mais alto de maturidade de marketing digital, mais processos devem ser automatizados e mais sistemas integrados para compartilhar dados e obter uma visão de 360 graus do cliente.

• Big Data e Analytics não estão totalmente alavancadas: O uso de big data e analytics para oferecer experiências personalizadas e impactar a jornada geral do cliente é uma parte importante do marketing digital. Os resultados da pesquisa indicaram que os entrevistados entendem a importância do analytics, com 69% relatando que sua solução de analytics estava totalmente integrada e podia ver tudo em um só lugar. Além disso, a maioria relatou usar big data e analytics para impactar as conversões (87%) e melhorar a eficácia do programa de marketing (70%).

Os entrevistados totalizaram mais de 700 profissionais de marketing de uma variedade de indústrias, incluindo manufatura (20%), serviços financeiros (13%), varejo (13%), tecnologia (11%), serviços (10%) e saúde (7%), com o restante dos entrevistados sendo nas áreas de telecomunicações, hotelaria, energia e serviços públicos, organizações não governamentais e transporte. 77% dos entrevistados estão baseados na América do Norte (EUA / Canadá), somando-se aos representantes da região com representação de EMEA (Europa Oriente Médio e África) somando 20% e da região Ásia-Pacífico (3%).

Para acessar o relatório completo do estudo "Digital Marketing Maturity: The Results Are In", clique aqui

Fonte: Press Consult
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