Notícias - Gerais

Publicado 13/03/2019

Matrículas para cursos técnicos do Senai encerram nesta sexta-feira (15)

Matrículas para cursos técnicos do Senai encerram nesta sexta-feira (15)
Últimos dias para se matricular em um curso técnico que te prepara para o mercado de trabalho do futuro. As matrículas do Senai vão até a próxima sexta-feira (15) com vagas em 15 áreas de conhecimento em todas as unidades do Estado. Trabalhadores de indústrias associadas ao Sistema Findes têm 20% de desconto.

Com o novo mercado de trabalho que se desenha, o Senai reformulou toda a grade curricular dos seus cursos a fim de atender as demandas da 4ª Revolução Industrial. Assim, os alunos da instituição conseguirão desenvolver as principais competências exigidas para o profissional do futuro: interpessoal, intrapessoal e cognitivo.

“O Senai vem fazendo uma análise minudente das tendências e impactos ocupacionais. Por conta da transformação para a Indústria 4.0, há uma tendência forte de substituição de atividades reprodutoras e seriadas para atividades de alto dinamismo com vistas a otimização de esforços e, para isso, fizemos uma atualização das nossas matrizes curriculares”, explica a diretora de Educação do Senai-ES, Priscilla Carneiro.

Essas competências fazem com que o novo perfil de profissional seja dotado de habilidades diferenciadas e preparado para ambientes de trabalho cada vez mais desafiadores, sendo mais abertos a mudanças, flexíveis para se adaptar às novas funções e habituados a uma aprendizagem multidisciplinar contínua.

“O objetivo é fazer com que os componentes curriculares com posicionamento de competências atualizadas, com foco na Indústria na 4.0, torne o perfil de saída dos nossos alunos adequado às demandas da indústria, além de atender às tecnologias habilitadoras”, concluiu Priscilla.

Cursos

Entre as opções de cursos estão: Mecatrônica com foco em Indústria 4.0; Automação Industrial com foco em Instrumentação e Controle; Mecânica com foco em Processos Avançados de Fabricação; Eletrotécnica com foco em Projetos Inteligentes; Edificações com foco em Construções Inteligentes; Desenvolvimento de Sistemas com Programação de Aplicativos; Redes de Computadores com foco em Redes Convergentes; Manutenção Automotiva com foco em Sistemas e Diagnóstico Veicular; Segurança do Trabalho com foco em Prevenção e Controle; Refrigeração e Climatização com foco em Projetos e Automação; Alimentos com foco em Gestão e Segurança Alimentar; Plástico com foco em Otimização de Processos; Vestuário com foco em Designer de Moda; Meio Ambiente com foco em Licenciamento Ambiental; Logística com foco em Lean Manufacturing.

As oportunidades estão dividas entre as unidades de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra, Vila Velha e Vitória e estão disponibilizadas nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Os interessados devem estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou comprovar a conclusão das atividades escolares. O candidato deve preencher o requerimento de matrícula e entregar os documentos na Secretaria das unidades do Senai. Para menores de 18 anos, é necessário o acompanhamento de um responsável, portando documento de identificação.

Informações podem ser obtidas nas unidades de ensino do Senai-ES de segunda a sexta-feira das 8h às 20h. Para mais informações acesse: senai-es.org.br/matriculas.


Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Findes