Loading...

Notícia

Publicado: 18/05/2018 07:46h

Maternidade Unimed Vitória aumenta em 32% o número de partos normais

Maternidade Unimed Vitória aumenta em 32% o número de partos normais

A unidade é uma das participantes do Programa Parto Adequado, desenvolvido pela ANS e Hospital Israelita Albert Einstein

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os resultados da segunda fase do projeto Parto Adequado, que visa reduzir o número de cesáreas desnecessárias na rede hospitalar. Os hospitais participantes do projeto tiveram um aumento médio de 8% na quantidade de partos vaginais. Mas a expansão foi bem maior em algumas instituições.  Esse é o caso da Maternidade Unimed Vitória, em que o total de partos vaginais aumentou quase cinco vezes desde 2014, passando de 7% para expressivos 32%.

A Maternidade é uma das instituições participantes do Programa Parto Adequado desde o início do projeto, em 2015. A iniciativa, desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e Institute for Healthcare Improvement (IHI), procura incentivar as gestantes a optarem pelo parto via vaginal, que traz benefícios às mães, dentre eles a menor probabilidade de adquirir infecções pós-parto e internações desnecessárias em UTI Neonatal.

O obstetra e diretor técnico da Maternidade Unimed Vitória, Henrique Zacharias Borges Filho, destaca os resultados positivos no número de partos vaginais. “Dentre as iniciativas, estudamos formas de aprimorar a assistência, centrando o atendimento exclusivamente na paciente. Além disso, a educação médica continuada realizada por meio das capacitações em segurança do paciente, reuniões cientificas e liderança foram muito importantes. Com isso, conseguimos aumentar o número de partos vaginais em 32%”, disse.

Protagonismo - O parto humanizado não é uma técnica, como muitos acreditam, mas um conceito que coloca a gestante como protagonista da situação, em que a equipe de saúde considera e respeita suas decisões.

“Para aprimorar ainda mais a assistência, não só no momento do parto, mas também durante todas as fases da gestação, sempre com o foco na humanização, a Maternidade Unimed Vitória realiza um trabalho constante de conscientização sobre as vantagens do parto vaginal, bem como ações visando a redução do número de cesáreas”, avalia o obstetra.

Ações – Dentre as ações de sucesso da Maternidade Unimed Vitória estão a construção da Sala de Parto Adequado, a intensificação da fala do parto vaginal no Curso de Gestantes, a criação das Oficinas de Parto, o acesso de doulas e fotógrafos na Maternidade, além das rodas de conversa com as gestantes. A educação continuada de médicos e demais profissionais da frente assistencial também é prioridade para que a Maternidade Unimed Vitória seja considerada referência no Brasil quando o assunto é parto humanizado.

#PartoAdequado – Iniciado em 2015, o projeto tenta tirar do Brasil o título de campeão mundial de cesáreas. Quando necessárias, as cesáreas são bem-vindas. Em alguns casos, elas são decisivas para salvar um bebê ou sua mãe.  Mas quando realizada sem indicação médica, a cirurgia traz uma série de riscos para o recém-nascido e sua mãe. De acordo com a pesquisa Burden of early-term birth on adverse infant outcomes: a population-based cohort study in Brazil, as cesarianas eletivas geram mais chances de ocorrência de morte neonatal, hipoglicemia, taquipneia transitória e necessidade de fototerapia nas primeiras 72 horas de vida, o que reduz as chances de continuidade de aleitamento materno exclusivo até os seis meses.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Unimed Vitória
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras