Loading...

Notícia

Publicado: 24/05/2018 00:00h

Mais de mil vagas para estudar de graça no Projeto OportunidadES

Mais de mil vagas para estudar de graça no Projeto OportunidadES

O projeto já ultrapassou a quantidade de vagas oferecidas em 2017 e oferece dois cursos novos aos contemplados

Se você tem mais de 16 anos e mora na Serra ou em Vitória, e quer se qualificar gratuitamente, essa é sua chance! O Projeto OportunidadES, desenvolvido pelo Governo do Estado, está com inscrições abertas para 1.060 vagas em 36 cursos de capacitação profissional, sendo dois cursos novos.

As inscrições são realizadas virtualmente, por meio do site do projeto: www.oportunidades.es.gov.br. Basta o interessado acessar o site, clicar na oferta que deseja e preencher corretamente a ficha de inscrição. De acordo com os editais do projeto só é permitida uma inscrição por CPF e o candidato deve residir no local (município ou bairro) em que o curso será realizado e ter mais de 16 anos. Exceto nos cursos da área da saúde, em que o interessado deve possuir acima de 18 anos.  

Na Serra, os bairros contemplados são Boa Vista, com 290 vagas em 11 opções de cursos, e Vista da Serra, com 310 vagas em nove opções de áreas profissionais. O prazo para os serramos garantirem uma vaga é até o próximo domingo (27) e a lista com os aprovadas em cada oferta será divulgada, no site do projeto, no dia 30 de maio.

Já os moradores da capital do Estado contam com uma novidade: dois cursos nunca oferecidos no projeto. Berçarista e Moda Criativa estão entre as 16 opções de áreas profissionais em 460 vagas.

No curso de Berçarista, que faz parte do eixo de Ambiente e Saúde, o aluno vai se tornar um profissional apto para receber as crianças do berçário e maternal e verificar as condições de saúde e higiene. O profissional atua no planejamento e execução das atividades educacionais e de saúde, além de acompanhar, orientar, incentivar, registrar em fichas apropriadas e avaliar o desenvolvimento das crianças em seus aspectos lúdicos, sociais, físicos, emocionais e intelectuais.

Em Moda Criativa, o aluno vai desenvolver técnicas inovadoras de reutilização de peças de roupas antigas em novas. Acompanhar tendências da moda e criar looks, valorizando a sustentabilidade e gerando renda.

Para Vitória, 460 vagas estão à disposição e as inscrições terminam no dia 03 de junho com resultado no dia 07 do mesmo mês. As aulas serão realizadas em três locais no Bairro da Penha. Essa é a quarta vez este ano que o OportunidadES contempla todos os moradores da cidade.

Todos os cursos oferecidos possuem carga horária de 40 horas e as aulas acontecerão três vezes por semana (todas as segundas, quartas e sextas-feiras). Os cursos serão ministrados por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. A escola também emitirá os certificados de conclusão de cursos aos aprovados.

O OportunidadES é realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e tem o objetivo de qualificar a população capixaba, disponibilizando cursos gratuitos. “Em poucos meses já ultrapassamos o total de vagas oferecidas em 2017. Só em 2018, o projeto ofereceu mais de 69 mil vagas em cursos presenciais, semipresenciais e a distância. Queremos alcançar mais capixabas e dar a chance da população se qualificar gratuitamente”, destacou a secretária da Secti, Camila Dalla Brandão.  

Cursos

Confira nas tabelas abaixo os cursos oferecidos em cada oferta:





 


Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa / SECTI
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras