Loading...

Notícia

Publicado: 03/08/2016 00:00h

Mais de 130 organizações revelam suas emissões de gases de efeito estufa no maior levantamento voluntário do Brasil

 Mais de 130 organizações revelam suas emissões de gases de efeito estufa no maior levantamento voluntário do Brasil
O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) divulga, em 8 de agosto, os resultados dos inventários de emissão de gases de efeito estufa das organizações membro do Programa Brasileiro GHG Protocol

Os pesquisadores do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentarão os resultados dos inventários de emissão de gases de efeito estufa de 2015 das organizações membros do Programa Brasileiro GHG Protocol. Os números dos inventários representam uma fotografia importante das emissões de GEE das organizações brasileiras e oferecem um panorama de como está a gestão das emissões das organizações do país.

São 136 empresas participantes, que atuam em setores-chave da economia brasileira. Os dados, assim como as análises setoriais e as tendências para a realização de inventários resultantes da recente assinatura do Acordo de Paris, serão divulgados durante o evento de 8 de agosto, das 8h30 às 12h30, que acontece no anfiteatro do Hospital Sírio-Libanês, um dos membros do Programa, na cidade de São Paulo.

Segundo o gestor do Programa, George Magalhães, o inventário é o primeiro passo para a transição de uma organização para a economia de baixo carbono – que deverá prover os mesmos produtos e serviços para a sociedade, porém com menos emissões de GEE.

“O inventário de gases de efeito estufa é uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão para empresas, mostrando os principais potenciais de redução de emissões de uma organização, o que em geral também a leva a ser mais eficiente e a fazer escolhas com menor impacto no clima”, diz Magalhães. “Além disso, para uma organização, quanto melhores forem suas ferramentas de gestão, maior a sua capacidade de identificar, antecipar e minimizar riscos ao negócio”, completa.

Programa Brasileiro GHG Protocol surgiu em 2008, adaptado para o contexto nacional pelo GVces e pelo World Resources Institute (WRI) – em parceira com o Ministério do Meio Ambiente, com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), com a Embaixada Britânica no Brasil e com o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras. Representa também a maior iniciativa da América do Sul para publicação voluntária de inventários corporativos de GEE

Internacionalmente, o GHG Protocol tem o objetivo de estimular a cultura corporativa para a elaboração e a publicação de inventários de emissões de GEE. O método criado para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE foi desenvolvido nos EUA, em 1998, pelo World Resources Institute. Hoje é o método utilizado mundialmente por empresas e governos para a realização de inventários corporativos.

PROGRAMAÇÃO – 08/08/2016
Local: Anfiteatro do Hospital Sírio-Libanês
Endereço: Rua Prof. Daher Cutait, 69– Bela Vista
8h30 – Café da manhã de boas-vindas
9h – Abertura
9h20 –Resultados do Ciclo 2016
10h – Mesa redonda: “O Acordo de Paris e as oportunidades de atuação para o setor privado brasileiro”
11h20 – Perspectivas para o Ciclo 2017
11h50 – Encerramento

 

Fonte: Insight Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras