Loading...

Notícia

Publicado: 17/05/2019 12:33h

Investimentos do Bandes em inovação vão além do crédito tradicional

Investimentos do Bandes em inovação vão além do crédito tradicional

Os Fundos de Investimento em Participações procuram empresas inovadoras para investirem e serem sócios dos empreendimentos

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) é um dos agentes responsáveis por estimular o desenvolvimento da inovação no Estado. Além de crédito tradicional, atualmente, o banco atua como cotista de três Fundos de Investimentos e Participações (FIP) Capital Semente,  o Criatec 3, o Seed4Science e o Primatec, todos em fase de investimento. 

O FIP é uma modalidade de apoio a empresas, distinto do crédito tradicional, na qual a gestora do Fundo identifica o potencial de crescimento das empresas e adquire um percentual de participação no investimento. Ou seja, o Fundo entrará como sócio acionista dos empreendimentos selecionados pelo seu potencial de retorno. A empresa selecionada terá o Fundo como sócio do empreendimento, fazendo o aporte de recursos em troca de participação acionária. 

O Gerente de Participações e Investimentos, Wagner Rubim Rangel, enfatiza que o empreendedor possui boas alternativas para o desenvolvimento de seu negócio. “O Bandes faz um trabalho para ampliar aos empreendedores o acesso ao crédito”, enfatiza Rangel. 

A adesão aos fundos funciona como meio de incentivo ao desenvolvimento de ações empreendedoras comprometidas com inovação no Estado. A intenção é investir, com equity (participação acionária) e não debt (dívida), em companhias de base tecnológica inovadora em estágios iniciais, com alto potencial de crescimento e geração de valor nascidas a partir do conhecimento produzido em Universidades e Centros de Pesquisa. 

Desenvolvimento de empresas inovadoras 

Como cotista, o banco capixaba investe nos FIPs para que eles convertam o valor em participações nas startups. As gestoras dos fundos investem nas empresas visando à aceleração do negócio e participam ativamente na sua gestão, ofertam suporte estratégico e gerencial, oferecem apoio na seleção e formação da equipe, ajudam a definir metas e acompanham os resultados. 

O Bandes é responsável também por prestar orientações sobre o processo de prospecção de empresas e empreendedores que poderão ser contemplados pelos FIPs, além de fazer a aproximação entre os fundos e o mercado capixaba. 

Em relação às próximas iniciativas, o Gerente de Participações e Investimentos, Wagner Rubim Rangel destaca que o banco procura ampliar as oportunidades de recursos para que as empresas possam ter acesso. 

“Neste momento, a Gerência de Participações e Investimentos do Bandes analisa mais uma oportunidade para compor sua carteira de FIPs Capital Semente, esse novo fundo deverá atender a startups em estágio inicial e que estejam, por exemplo, dentro de programas de aceleração, ajudando a promover e a desenvolver o mercado de capitais local. Desenvolvimento esse, fundamental para que as empresas tenham acesso a recursos privados no financiamento de seus projetos de investimento”, destaca Rangel. 

Atualmente a carteira de investimentos do Bandes é composta pelos seguintes FIPs: 

CRIATEC 3
Gerido pela Inseed Investimentos e com o patrimônio de R$ 220 milhões, O Criatec 3 é considerado o maior fundo de apoio ao empreendedorismo e inovação para o desenvolvimento de empresas early stage no Brasil e investe prioritariamente nos setores de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); Agronegócios, Nanotecnologia, Biotecnologia e Novos Materiais. 

PRIMATEC
O Primatec, com gestão da Antera Gestão de Recursos, é um Fundo de Investimento em Participações (FIP) que possui o diferencial de seus investimentos serem feitos em empresas incubadas ou graduadas em incubadoras e parques tecnológicos. O Fundo investe prioritariamente nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Energia, Sustentabilidade e Economia Criativa, em todo o território nacional. 

SEED4SCIENCE
O Seed4Science é um Fundo de Investimento em Participações gerido pela Fundepar Investimentos. O fundo investe, prioritariamente, nos setores de biotecnologia, nanotecnologia, internet das coisas, e materiais avançados, assim como tecnologia da informação e comunicação, em especial, as relacionadas a big data e machine learning para aplicação em agronegócio, indústria, saúde e bem-estar e varejo. 

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras