Loading...

Notícia

Publicado: 19/03/2019 20:33h

Investimento em infraestrutura é prioridade no governo Casagrande

Investimento em infraestrutura é prioridade no governo Casagrande
Anúncio ocorreu durante café com empresários serranos

O governador do Estado, Renato Casagrande, ao falar para o público presente ao Café de Negócios promovido pela Associação dos Empresários da Serra (Ases) que, apesar de haver a necessidade de cautela por conta do momento econômico, o Estado não pode deixar de fazer os investimentos requeridos para a modernização de sua infraestrutura sob pena de perder a sua competividade.

O encontro mensal promovido pela entidade empresarial serrana, que ocorreu na última quarta-feira (13), foi o primeiro do ano e lotou as dependências do Centro de Eventos Steffen com um público predominantemente de empresários.

O chefe do Executivo destacou ainda que a máquina pública é ineficiente, e que debater a reforma da Previdência traz uma esperança ao setor produtivo. “Passamos por uma crise fiscal forte e a reforma da Previdência resgatará a confiança do empresariado. As incertezas nacionais me impõem ser cauteloso com os recursos, mas vamos mudar o perfil de desenvolvimento do Espírito Santo, incorporar mais tecnologia, retomar obras como a do Contorno do Mestre Álvaro”, disse.

O governador anunciou a criação de um fundo soberano que será financiado com as receitas oriundas dos repasses da exploração e produção de petróleo e gás natural, incluído os valores que passaram a ser pagos ao estado pela inclusão do Parque das Baleias como área de exploração do Espírito Santo. A exemplo dos países que adotaram expediente semelhante, como os escandinavos, o Fundo Soberano capixaba deverá ter gestão profissional e poderá apoiar empreendimentos visando a modernização da infraestrutura no apoio a projetos que aprimorem o perfil da economia capixaba, elevando o seu perfil tecnológico e rompendo a dependência exclusiva da produção e exportação de commodities.

Um grupo de trabalho foi constituído para desenvolver o projeto e subsidiar a Assembleia Legislativa para a constituição do fundo. O governador foi enfático em sustentar que os recursos do Fundo devem ser reservados estritamente a investimentos e não podem serem absorvidos em despesas correntes ou de custeio.

Também presente no evento, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, lembrou que o município experimenta pouca evolução de suas receitas nos últimos dez anos, enquanto a população cresceu e disse que por isso o seu município, o maior do Estado, ocupa um obscuro 65º lugar no ranking dos municípios capixabas em termos de renda per capita. O prefeito exaltou, na ocasião, a exclusão de sua cidade da relação das 100 mais violentas do país e instou a necessidade de retomar obras como do contorno do Mestre Álvaro, contorno de de Jacaraípe e o recapeamento da ES 010 para ampliar o desenvolvimento do município que possui o 23º maior PIB da região sudeste.

Na sequência da programação do evento, realizou-se o Pich Inovação, um momento reservado à apresentação de cases e exemplos bem sucedidos de inovação disruptiva, sendo escolhida a empresa Zaruc, com um projeto de solução na medição de energia elétrica.

Com a TAD-E (Transmissão Automática dos Dados de Energia) é possível fazer leitura à distância, medição remota e automatizar o processo de leitura, o que garante agilidade e confiabilidade dos dados.

Fonte: iá! comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras