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Publicado 14/08/2019

Integração entre empresas: dicas para um processo de sucesso

Integração entre empresas: dicas para um processo de sucesso

Comunicação, planejamento e transparência são essenciais

Operações cada vez mais comuns no mercado global e nacional, as fusões entre duas empresas trazem grandes desafios aos departamentos de Recursos Humanos. Unificar duas culturas empresariais com identidades e processos próprios envolve um longo e complexo processo, mas que quando feito com planejamento e transparência criam ambientes tranquilos para os profissionais, evitando crises desnecessárias, mas ao contrário, trazendo grandes oportunidades de desenvolvimento.

Para Adriana Ferreira, Vice-presidente de Recursos Humanos da Informa Markets, que está gerenciando a fusão da companhia com a UBM, em um processo que envolveu cerca de 300 colaboradores, o primeiro passo para uma fusão bem-sucedida é encarar o processo como uma combinação. “No nosso caso por exemplo, nunca existiu uma sobreposição de uma empresa sobre outra. Envolvemos equipes das duas organizações, que trabalharam em conjunto para dar suporte a essa transformação cultural, e o que vimos foi uma evolução muito positiva”, explica.

Dentre os fatores mais importantes para o sucesso desse processo de combinação, Adriana Ferreira, cita a comunicação e o alinhamento constante, além da transparência. “Uma empresa é um organismo vivo, em constante transformação em qualquer circunstância e em um processo de combinação entre duas empresas, essa condição é percebida diariamente e não existem certezas absolutas, nada é matemático. A única forma de lidar com este desafio e manter o grupo focado é através da comunicação e alinhamento, até mesmo do que ainda não temos resposta”.

A VP de RH da Informa Markets ressalta ainda que é natural que as pessoas tenham alto nível de ansiedade em um processo como este. Por esse motivo é de extrema importância trabalhar diretamente com as lideranças para mantê-las conectadas sobre todas as mudanças para que, no momento correto, elas sejam comunicadas. Neste sentido, a profissional acredita que ter sensibilidade diante da delicadeza da situação e do aspecto emocional das equipes é fundamental para garantir a segurança e tranquilidade da liderança e equipes.

Ainda que desafiador, Adriana Ferreira, acredita que processos de fusões como este trazem grandes lições para as empresas e para todos os profissionais envolvidos, que passam a enxergar com mais clareza seus propósitos, estabelecem conexão com seus negócios e identificam seus pontos fortes. “No nosso caso, uma das a maiores lições foi entender a importância da comunicação clara e no tempo adequado, o que foi justamente o nosso diferencial nesse processo: equipes globais e locais se mantiveram conectadas para evitar mal-entendidos e decisões equivocadas; além disso, reconhecer que a direção é tão importante quanto a velocidade, é fundamental para tomarmos decisões impactantes com calma, considerando o que o fator humano sempre será uma grande influência que muda resultados planejados. Nosso negócio é realizado por pessoas apaixonadas e mantivemos isso no nosso radar, pois esta essência não pode ser perdida. É o segredo do nosso sucesso”, finaliza.

Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.


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Fonte: SD&PRESS Consultoria