Loading...

Notícia

Publicado: 11/01/2022 21:58h

Inscrições do Nossa Bolsa 2022 terminam nesta quarta-feira (12)

Inscrições do Nossa Bolsa 2022 terminam nesta quarta-feira (12)

O edital oferece 1.309 bolsas integrais para graduação em 34 Instituições de Ensino Superior do Estado.

O prazo para inscrição no Programa Nossa Bolsa 2022 está acabando. Os capixabas que sonham em realizar a graduação com bolsa integral têm até as 23h59, desta quarta-feira (12), para garantir a inscrição no edital de seleção do Nossa Bolsa. O Programa oferece 1.309 bolsas para graduação, em 34 Instituições de Ensino Superior, localizadas em 17 municípios do Estado.

As inscrições podem ser feitas no site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa pelos capixabas que já concluíram o Ensino Médio e a seleção será realizada com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes aos anos de 2019 e 2020. O edital é uma parceria da Fundação com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe mais de R$ 68 milhões.

O processo seletivo do Nossa Bolsa 2022 oferta 1.309 bolsas, em 57 cursos de diversas áreas profissionais, em 34 instituições de Ensino Superior, localizadas em 17 municípios em todas as regiões do Estado.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, comentou o investimento do Governo do Estado na ampliação do número de bolsas ofertadas em 2022. “A educação é um divisor de águas e oferece um futuro melhor para jovens e adultos. Acreditando nisso, o governador do Estado, Renato Casagrande, tem investido muito no Programa Nossa Bolsa. Já ofertamos mais de 15 mil bolsas, por meio do programa, que cresce a cada ano. Eram, em média, mil bolsas por ano, mas, com a abertura deste edital, a oferta do programa está sendo ampliada em 30%, com novas 1.300 vagas”, explicou Hoffmann.

O secretário destacou também a inclusão do Programa ao Sistema UniversidadES. “Agora, o Nossa Bolsa passa a integrar o eixo Ensino Superior do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que foi instituído por decreto, com o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de nível técnico e de nível superior, priorizando a educação a distância, além da pesquisa, extensão e a inovação.  Este é mais um passo importante para o Estado, pois a educação reduz a desigualdade social, oferece mais dignidade aos capixabas, reduz a violência, aumenta a esperança de um futuro melhor e aumenta a chance de novas oportunidades no mercado de trabalho”, ressaltou Hoffmann.

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, explicou sobre a ampliação na oferta de cursos. “Esse edital tem alguns diferenciais em relação aos anteriores que nos deixam muito felizes. Um deles são os novos cursos disponíveis para a escolha da população. Cursos que nós verificamos ter demanda no Estado, tanto em termos de oferta para empregabilidade quanto para o empreendedorismo, que são, principalmente, os cursos voltados para as áreas das Engenharias. Então, a gente espera que com o novo número de bolsas, todas elas com cobertura de 100% das mensalidades, e com os novos cursos, que o Governo do Estado consiga cada vez mais atender à expectativa do jovem capixaba que mais precisa”, pontuou Cristina Engel.

Em caso de dúvida sobre como se inscrever, o candidato pode acessar o passo a passo da inscrição clicando aqui.

Quem pode participar do Nossa Bolsa 2022 

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais.

O edital deste ano disponibiliza bolsas integrais, que correspondem a 100% da mensalidade. O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2019 e 2020 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2022 o estudante que atender a uma das condições a seguir:

- Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que: 

- Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
- Já tenham concluído qualquer curso de graduação.

Chamada pública do Programa Nossa Bolsa 2022
Lançamento do edital em 04 de janeiro
Inscrições até as 23h59 do dia 12 de janeiro no site:
www.nossabolsa.es.gov.br.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras