Loading...

Notícia

Publicado: 03/03/2021 14:52h

Indústria do Espírito Santo foi a que mais cresceu no país em dezembro, segundo IBGE

Indústria do Espírito Santo foi a que mais cresceu no país em dezembro, segundo IBGE
A produção industrial capixaba voltou a ter resultado positivo no mês de dezembro, com crescimento de 5,4% na comparação com o resultado do mês de novembro. Foi o melhor resultado mensal no país, e seis vezes superior à média nacional (0,9%). Também foi o melhor resultado para um mês de dezembro desde 2016. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) Regional divulgados pelo IBGE no dia 9 de fevereiro.

Na comparação com dezembro de 2019, o avanço da indústria capixaba foi de 4,2%. O resultado geral positivo do indicador foi puxado principalmente por causa do setor de celulose, que tem registrado crescimento consistente ao longo dos meses. No acumulado do ano, por exemplo, o crescimento do setor foi de 21,8%. A produção de alimentos e a fabricação de minerais não-metálicos também acompanharam o movimento de crescimento, com avanços respectivos de 3% e 1,6% em 2020.

No cenário nacional, 11 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE tiveram aumento na produção industrial de novembro para dezembro, na série com ajuste sazonal. As expansões mais acentuadas foram no Espírito Santo (5,4%) e no Ceará (4,7%), enquanto os recuos mais intensos foram na Bahia (-4,0%) e no Amazonas (-3,7%).

A Presidente da Federação das Indústrias do ES, Cris Samorini, destacou, porém, que o setor vem sofrendo perdas desde antes da pandemia, devido ao elevado Custo Brasil, que mina a competitividade da indústria brasileira. A série histórica do IBGE mostra que, nos últimos 12 anos, de 2009 a 2020, a perda acumulada da produção industrial é de 16,5%.

“É por isso que, juntamente com a CNI, temos defendido intensamente uma política industrial, com apoio ao desenvolvimento tecnológico, e as reformas estruturais, principalmente a tributária e administrativa. A tributária, em especial, seria um grande avanço”, disse Samorini.

Fonte: jornal empresariALL
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras