Loading...

Notícia

Publicado: 27/07/2020 00:00h

Gerenciamento de ativos: controle simplificado de seus dispositivos

Gerenciamento de ativos: controle simplificado de seus dispositivos
A transformação digital acontece agora, permitindo um escopo amplo e moderno de dispositivos e soluções da Internet das Coisas (IoT) que proporcionam o uso mais inteligente da energia. Isso significa redução de custos, insights aprimorados e maior confiabilidade da fonte de energia. Portanto, não é surpresa que as concessionárias estejam investindo cada vez mais recursos para a modernização da rede elétrica com o objetivo de agregar valor aos seus clientes. No entanto, gerenciar, monitorar e manter o grande número e variedade de dispositivos instalados remotamente com recursos limitados é um desafio enorme.


Embora seja verdade que a transformação digital apresenta novos desafios, ela também revela novas e melhores soluções. A transformação digital estimula a criatividade, alavanca o aprendizado artificial e machine learning, reduz custos operacionais, impacta a avaliação de riscos e melhora o gerenciamento de mudanças. Um exemplo significativo do poder da transformação digital é a solução de fleet management da Hitachi ABB Power Grids, líder em tecnologia que está impulsionando a transformação digital das indústrias: uma combinação de dispositivos e softwares inteligentes que permitem que operadores se mantenham atualizados e no controle dos ativos da rede.

Desafios do operador com a rede moderna

A quantidade de dispositivos inteligentes na rede pode representar um pesadelo logístico para as empresas, já que existem dispositivos que exigem atualizações regulares. Os operadores, portanto, devem garantir que todos os dispositivos estejam atualizados e configurados adequadamente com o firmware mais recente com o objetivo de obter a funcionalidade e eficiência máxima. Além disso, existem outros requisitos funcionais, como gerenciamento central de contas, configuração de dispositivos e conformidade de auditoria.

Sem manutenção preventiva, a crescente complexidade da rede também pode significar que alguns dispositivos inteligentes atingirão seus limites operacionais mais cedo do que o esperado. Ao mesmo tempo, é essencial identificar e solucionar quaisquer vulnerabilidades de segurança cibernética.

A confiabilidade sempre pode ser aprimorada - e deve ser, tanto do ponto de vista prático como do fiscal. Por exemplo, o Departamento de Energia dos EUA observa que "o sistema elétrico americano é 99,7% confiável, mas ainda permite falhas e interrupções de energia que custam aos americanos pelo menos US? 150 bilhões por ano".

Veja o invisível

O monitoramento da integridade da rede de distribuição permite que os operadores protejam a operação diariamente, garantindo o fornecimento confiável da energia. Isso requer um fluxo complexo de informações que devem ser processadas e analisadas de forma eficiente e confiável com o objetivo de orientar de forma efetiva as decisões guiadas por dados.

A solução de fleet management da Hitachi ABB fornece a rede de gerenciamento central integrada que os operadores precisam, os mantendo atualizados e no controle dos dispositivos inteligentes ao automatizar o gerenciamento de serviços e dados de segurança cibernética, coletando informações sobre distúrbios nas condições operacionais e realizando seu registro para referência futura das Unidades Terminal Remota (RTUs) em campo na plataforma de software SDM600. A solução também registra ocorrências de segurança cibernética e fiscaliza os usuários não autorizados que tentam obter acesso, além de manter os registros de manutenção de equipamentos para garantir que não haja falhas inesperadas na subestação.

Independente do fornecedor, a solução de fleet management oferece recursos essenciais de acesso remoto e de segurança cibernética necessários para:
- Permitir recuperação operacional rápida em situações de emergência
- Coletar e agrupar dados dos registros de falhas
- Permitir a detecção centralizada de dispositivos vulneráveis
- Distribuir os ‘’patches’’ de software necessários para reforçar os dispositivos
- Fornecer configuração e rastreamento da versão do firmware
- Suporte à transparência do rastreamento de alterações para auditorias
- Coletar informações de saúde da RTU
- Monitorar dispositivos de rede e planejar manutenção preventiva

A plataforma de software SDM600 da Hitachi ABB é facilmente integrada à nossa série RTU500 e outros dispositivos, incluindo o de terceiros por meio de protocolos e interfaces padrão LDAP, Radius e SNMPv3. A série RTU500 também permite que os usuários integrem sistemas de gerenciamento independentes do fornecedor para alcançar com segurança todo o escopo de tarefas e benefícios de um sistema de gerenciamento de ativos.

A parceria com a Hitachi ABB fornece acesso aos nossos mais de 40 anos de experiência no setor, para que você possa desfrutar da implementação rápida e fácil do gerenciamento centralizado dos ativos. Nossa solução facilita o gerenciamento eficaz da rede IoT, garantindo a confidencialidade dos dados através da troca de dados criptografados nos canais de comunicação.

Simplifique com acesso centralizado e integrado

Monitorando redes modernas e oferecendo rastreamento centralizado em todo o sistema, a solução de fleet management da Hitachi ABB oferece um painel online para usuários autorizados monitorarem eventos, identificarem tendências, rastrearem alterações e manterem-se constantemente atualizados sobre segurança, funcionalidade ou quaisquer novos recursos. Ao apresentar a visão de toda a rede em um layout amigável, com a opção de painéis personalizados, o software inteligente traz de volta a simplicidade à rede elétrica complexa e em constante evolução.

Para saber mais sobre as UTRs da Hitachi ABB, acesse: http://software.response.e.abb.com/RTU2020

Sobre Hitachi ABB Power Grids
A Hitachi ABB Power Grids é líder global em tecnologia com uma herança combinada de quase 250 anos e emprega cerca de 36.000 pessoas em 90 países. Com sede na Suíça, a empresa atende concessionárias de energia, indústria e infraestrutura em toda a cadeia de valor e áreas emergentes como mobilidade sustentável, cidades inteligentes, armazenamento de energia e data centers. Com experiência comprovada, presença global e base instalada inigualável, a Hitachi ABB Power Grids equilibra valores sociais, ambientais e econômicos. Está comprometida em potencializar o melhor para um futuro de energia sustentável, com tecnologias pioneiras e digitais, como o parceiro ideal para permitir uma rede mais forte, mais inteligente e mais ecológica. www.hitachiabb-powergrids.com


Fonte: Llorente y Cuenca
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras