Loading...

Notícia

Publicado: 15/09/2021 00:00h

Gerdau Graphene apresenta diretor de tecnologia de sua unidade de pesquisa na Universidade de Manchester

Gerdau Graphene apresenta diretor de tecnologia de sua unidade de pesquisa na Universidade de Manchester
Dr. Nurul Alam, um dos mais renomados pesquisadores sobre plásticos do mundo, comandará o laboratório localizado no centro que é referência global em grafeno

O posto avançado da Gerdau Graphene no Centro de Inovação de Engenharia de Grafeno (GEIC, em inglês) da Universidade de Manchester, no Reino Unido, acaba de ganhar um reforço de peso. O cientista Nurul Alam, PhD em Nanotecnologia e Ciência de Materiais, passa a comandar a unidade de pesquisa como CTO (Chief Technology Officer) para Europa e Ásia. Com passagens pelas universidades inglesas de Cambridge e Nottingham e fellow da Royal Society of Chemistry, o engenheiro de materiais é um dos grandes pesquisadores da área de plástico do mundo.

Pesquisando sobre grafeno há quatro anos, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, atua desde 2019 junto à Universidade de Manchester. Em 2021, lançou a Gerdau Graphene, empresa focada no desenvolvimento e comercialização de produtos com o material, o mais forte já encontrado e um dos melhores condutores que existem, com inúmeras aplicações potenciais.

"Temos o objetivo de ser referência na comercialização de produtos de grafeno em escala no Brasil e no mundo, e estamos muito felizes com a contratação do Dr. Nurul Alam. Sua chegada à equipe representa um passo importante para o desenvolvimento de produtos inovadores para todos os setores em que atuamos, em particular para a aplicação do grafeno em polímeros, em que contaremos com o seu profundo conhecimento e experiência", afirma Alexandre de Toledo Corrêa, diretor-geral da Gerdau Graphene.

"Estou muito honrado e grato por fazer parte da equipe de pesquisa e liderança da Gerdau Graphene e entusiasmado em explorar as propriedades únicas do grafeno para desenvolver novos compósitos de polímeros com grafeno, apoiando o ganho de escala do material no mundo e atendendo aos desafios atuais e futuros do mercado", complementa Dr. Alam.

A Gerdau Graphene faz parte do portfólio de empresas da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau que tem como missão diversificar o portfólio da multinacional brasileira com negócios adjacentes ao aço.

Sobre a Gerdau Graphene
Gerdau Graphene é uma empresa lançada pela Gerdau, por meio da Gerdau Next, braço de novos negócios da empresa. Em 2021, a Gerdau Graphene passa a atuar como uma companhia focada na produção, desenvolvimento e comercialização de produtos com a aplicação de grafeno no Brasil e no continente americano, gerando mais valor para seus produtos e clientes a partir do benefício de propriedades mecânicas do nanomaterial.

Sobre a Gerdau, uma empresa de 120 anos
A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Em janeiro deste ano, completou 120 anos de uma história de solidez, contribuição para o desenvolvimento e legado para uma sociedade em evolução constante. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Fonte: BCW Global
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras