Loading...

Notícia

Publicado: 05/09/2023 12:49h

Funses1: Fundo Soberano do Espírito Santo abre inscrições para aceleração de startups

Funses1: Fundo Soberano do Espírito Santo abre inscrições para aceleração de startups

Programa gratuito e 100% on-line busca empresas de impacto de todo o país

O Funses 1, fundo de investimento em startups gerido pela TM3 Capital e criado com recursos do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo, anuncia a abertura das inscrições para o seu programa de aceleração digital de startups com foco em ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa) e Clima. O programa terá três meses de duração e contará com apoio de uma rede de mentores composta por especialistas em áreas diversas como contábil, produto, gestão, marketing & vendas, jurídico e fundraising, além de conexões com corporações parceiras.

O programa de aceleração digital já formou mais de 70 empresas com sede no Espírito Santo. Agora ele estará aberto para startups de todo o território brasileiro e as inscrições podem ser realizadas pelo site até o próximo dia 18 de setembro. As melhores startups do programa podem no futuro receber investimentos do FUNSES1 que variam de R$ 300 mil a R$ 800 mil.

"Desde quando apresentamos a proposta deste Fundo, tínhamos a convicção que o Estado do Espírito Santo precisava não só de investimentos em empresas mais consolidadas, mas também aceleração para empresas em estágio inicial, o governador do Estado, Renato Casagrande, é um defensor e um entusiasta dos temas ligados à ESG e Clima. Temos a responsabilidade de selecionar e trabalhar em conjunto com esses empreendedores que podem, eventualmente, receber no futuro investimentos pelo próprio Fundo", diz Felipe Marcondes de Mattos, sócio e diretor de Venture Capital da TM3 Capital.

Criado em 2019, com base nos recursos oriundos da exploração de petróleo, o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo permite, a partir do investimento de receitas provenientes da indústria do petróleo e do gás natural, busca a atração de novos negócios, gerando emprego e renda para a população do Estado do Espírito Santo.

Em 2021, o governo capixaba canalizou recursos para o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que foi responsável por criar o edital de criação do Fundo de Investimento em Participações (FIP), se consolidando como uma iniciativa de grande importância estratégica para o novo ciclo econômico local, com potencial para impactar o rumo da economia.

Sobre a TM3 Capital
Fundada em 2011 pelo empreendedor Marcel Malczewski, a TM3 Capital e´ uma gestora brasileira de venture capital que traz mentalidade e espírito empreendedor no seu DNA. Com mais de meio bilhão de reais sob gestão atualmente, a TM3 Capital já estruturou cinco veículos de investimento e realizou mais de 60 investimentos em startups, tendo ampla expertise e cases de sucesso com investimentos em empresas tanto de software quanto de hardware. A TM3 já co-investiu ou vendeu empresas para grandes corporações, tais como: Santander, Movile, Microsoft, Trybe, Linx, Stone, Whirlpool, Sonda, Trimble e Ambev.

Sobre a ACE Ventures
A ACE Ventures é uma investidora early stage. Atua primariamente como Venture Capital, investindo em startups early stage, e como Venture Builder, co-fundando negócios com os empreendedores. Fundada em 2012 pelos empreendedores seriais Pedro Waengertner e Mike Ajnsztajn, a ACE Ventures já realizou aportes em 150 startups, concluindo o exit de 27 dessas empresas - olhando da perspectiva dos fundadores, seria o momento em que conseguiram vender suas ações, ou parte delas, reduzindo assim sua participação na empresa -, como Decorati e Love Mondays, vendidas em 2019 para a Loft e Glassdoor respectivamente, além da Melhor Envio que foi adquirida pela Locaweb no fim de 2020. No seu track record, mil startups conectadas com grandes empresas. O holding conta também com verticais de consultoria de inovação (ACE Cortex), educação (Future Dojo), finanças (Zebra Câmbio) e, em 2023, lançou dois novos negócios, como sua boutique de M&A (ACE Advisors) e a gestora para transações via corporate venture capital (ACE Outlier Capital).

Interessados em se candidatar à aceleração, podem acessar:
aceventures.com.br/aceleracao-digital


Fonte: Assessoria de Imprensa do Bandes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras